Professora do Unasp apresenta resultados do programa Residência Pedagógica em congresso nacional
A orientadora do projeto, Rebeca Darius, irá expor os resultados do programa realizado pelo Unasp em parceria com a rede pública de ensino de Engenheiro Coelho, SP A professora Rebeca Darius, coordenadora da Faculdade de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, irá apresentar trabalho no VII Congresso […]
Texto: Raiane Lívia
A orientadora do projeto, Rebeca Darius, irá expor os resultados do programa realizado pelo Unasp em parceria com a rede pública de ensino de Engenheiro Coelho, SP
A professora Rebeca Darius, coordenadora da Faculdade de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, irá apresentar trabalho no VII Congresso Brasileiro de Educação. O evento acontece nos dias 22 e 25 de julho na cidade de Bauru, SP.
A docente orientadora do programa Residência Pedagógica, em coautoria com as professoras Denise Oliveira e Giza Sales, irá apresentar no encontro a implementação do programa, iniciado no Unasp em agosto de 2018, expondo os resultados da parceria entre a instituição e a rede pública de ensino do município de Engenheiro Coelho. O projeto trata-se de uma iniciativa do Governo e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) que possibilita os universitários ministrarem aulas em escola públicas da educação básica com auxílio de profissionais.
No Centro Universitário Adventista de São Paulo, as Faculdades de Pedagogia, História e Música aderiram ao projeto para atenderem as Escolas de Engenheiro Coelho. Para a orientadora do programa Rebeca Darius, esta tem sido uma alternativa eficaz para facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho. “O programa tem oportunizado maior parceria entre a instituição de ensino superior e as escolas públicas municipais (na área de pedagogia o programa acontece em duas escolas municipais), melhor oportunidade de vivência na realidade escolar pelos residentes, realização de regências de classe periódicas, acompanhamento contínuo das quatro preceptoras (que são as docentes das escolas municipais)”, relata Rebeca.
O Congresso Brasileiro de Educação apresenta nesta edição o tema “Educação pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil Contemporâneo”. A temática vem de encontro com a necessidade de uma sociedade em busca de caminhos para uma educação básica de qualidade no país, assim como a formação de professores que corresponda às demandas sociais contemporâneas.