Professores passam por atualizações para início das atividades no Unasp EaD
Desde 2017, o EaD do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) atua tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação e por isso desenvolve anualmente treinamento com seus funcionários. Durante esta última quarta-feira, 29 de janeiro, cerca de 30 professores receberam orientações e motivação para as aulas deste ano.
Texto: Mairon Hothon
A Educação à Distância (EAD) vem ganhando, a cada ano, mais espaço como porta de entrada para o Ensino Superior de muitos brasileiros. Para se ter uma ideia, segundo o Censo da Educação Superior de 2018, cerca de 2 milhões de brasileiros estudam por meio dessa modalidade de ensino, o que representa 24% das matrículas totais do Ensino Superior. Em 2006, esse percentual era de apenas 4,2%.
E com a maior procura por essa opção de ensino, aumenta também a responsabilidade do professor em saber interagir com o aluno e criar nele a ambientação com a área virtual de estudos. Desde 2017, o EaD do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) atua tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação e por isso desenvolve anualmente treinamentos com seus profissionais. Durante a última quarta-feira, 29 de janeiro, cerca de 30 professores se atualizaram para o início das aulas deste ano.
Segundo o pró-reitor de Educação a Distância, pastor José Prudêncio Júnior, o Unasp EaD se organiza para integrar e servir o UNAsp como todo.
“Hoje o EaD é parte integrada ao Unasp, somos um serviço que se reporta a reitoria mas que se integra e serve ao UNASP na sua estrutura tricamp. A lógica anterior de ser um campus e ter exclusividade plena dos seus serviços não existe mais. Nesse grande movimento de Integração do Unasp, o campus EC e o EAD materializam esse pensamento compartilhando algumas áreas de atendimento que antes eram exclusivas, como secretaria acadêmica, Finanças estudantis, filantropia e estúdios para produção de vídeo”, comenta o gestor.
Júnior ainda expos durante sua apresentação que entre os objetivos da instituição para este ano está o fortalecimento dos cursos superiores já existentes e a abertura de novos polos no Estado de São Paulo. “Queremos que mais pessoas tenham a experiência de serem alunos Unasp, uma experiência para a vida”, acrescenta.
Durante o encontro, o pró-reitor associado acadêmico, Dr. Everson Muckenberger, explicou o papel de cada educador em suas respectivas funções e como o sistema EaD divide as diferentes responsabilidades no ensino de uma disciplina.
“Diferente do modo tradicional, no EaD o processo de ensino envolve ao menos três diferentes professores para uma disciplina. O primeiro é o professor autor, aquele que cria os conteúdos em e-books e tem um contrato de concessão de direitos pela obra, também há o professor avaliador que faz toda a revisão do conteúdo e por o último o professor regente, este último que está reunido hoje aqui e que dá a aula propriamente dita. É ele que se relaciona com o aluno, que aplica e corrige provas entre as outras atividades semanais. Daí o importante papel estratégico desse público aqui representado”, ressalta.
Para Sérgio Klein, que chega este ano para dar suas primeiras aula na modalidade EaD, o papel do professor vai muito além de transmitir um conteúdo pela tela do computador. Ele que vai ministrar às aulas de Cosmovisão Bíblica para todas as turmas da Graduação, comenta que já se prepara para dar um conteúdo relevante e que seja próximo da realidade do aluno.
“Presencialmente, o educador está diante do aluno: ele gesticula, escreve, fala. À distância, na maioria das vezes, o aluno estuda sozinho e é por isso que o desafio é estar sempre próximo dele por meio dos chats, web conferências, atividades do AVA, recados por e-mail e aulas interativas”, exemplifica.
Logo após a exposição do conteúdo, os professores foram à prática no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para conhecer as novas ferramentas que os alunos vão experimentar a partir dos módulos que serão abertos no dia 10 de fevereiro.