Projeto Atos 29 celebra 10 anos com ações de impacto social
Ao longo dos anos, o projeto impactou a vida de muitos e inspirou jovens a pregar o evangelho.
Texto: Camylla Silva | Edição: Ana Clara Silveira
O Atos 29, projeto que visa levar a mensagem e servir as pessoas da comunidade, comemorou 10 anos de história. Atualmente, há três frentes ativas: o Atos Kids, que se dedica a iniciativas voltadas para crianças, o Projeto Naamã, que concentra esforços na visita e recuperação de pessoas com dependência química, e a Ajuda Urbana, cujo objetivo principal é oferecer assistência aos moradores de rua.
Na celebração, alunos e integrantes de cada projeto tiveram a oportunidade de relatar um pouco das suas experiências no Culto de Sexta, destacando como o Atos contribuiu para a pregação do evangelho e auxílio na vida das pessoas.
A programação também contou com a participação do Coral de Libras e do grupo Vocal Somos Um, do Instituto Petropolitano Adventista de Ensino (IPAE), trazendo mensagens interpretadas e cantadas. Além disso, por meio de um vídeo, o pastor Edson Romero, fundador do Atos 29, deixou sua gratidão e reconhecimento a todos que contribuíram para que o projeto continuasse a crescer.
Após a programação, foram realizadas oficinas com o objetivo de transmitir a essência do Atos 29. Foram cinco salas, cada uma com líderes representando diferentes áreas do projeto. Todos focados em mostrar às pessoas como são desenvolvidas as atividades.
“Os participantes tiveram a chance de interagir mais de perto e entender como cada projeto funciona, o impacto que eles têm na comunidade e como podem se envolver ou apoiar essas ações”, explica Dhellano Tavares, auxiliar no Núcleo de Missões e do Atos 29.
Ponto forte
Para o pastor Walid Reda, coordenador geral do Núcleo de Missões e do Atos 29, o projeto se destaca por oferecer oportunidades de servir às pessoas, o que resulta em histórias de transformação, tanto para os alunos quanto para as pessoas que recebem visitas.
“O Atos 29 ajuda a igreja a pregar suas crenças e os membros a agirem de acordo com sua identidade cristã. Essa iniciativa é importante, porque o UNASP é uma instituição de destaque, então, compartilhar conhecimento e fé é uma maneira de retribuir à comunidade”, ressalta.
No sábado, as ações foram realizadas pelo Atos 29, no município de Engenheiro Coelho e no bairro Universitário, próximo ao UNASP. Já as ações do Atos Kids ocorreram em um abrigo municipal de Conchal.
Os voluntários proporcionaram momentos de diversão e aprendizado para as crianças que residem no abrigo. Além de brincadeiras, também dedicaram tempo para ensinar a palavra de Deus e oferecer carinho às crianças em situação de abrigo.
O Atos Kids também atendeu crianças da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), onde elas têm acesso a estudos que contribuem para o seu crescimento pessoal e social. O projeto tem apoio de quatro psicólogos e quatro estudantes de Psicologia, que aplicam na prática tudo aquilo que aprendem em sala de aula.
Para Thamires Barros, estudante de Psicologia, o Atos representa o amor ao próximo. “Na minha vida pessoal, a participação no projeto me proporcionou esperança e me ajudou a encontrar o propósito que Cristo deseja para a minha vida”, expressa. No âmbito profissional não foi diferente. “O projeto me influenciou a praticar a área de trabalho que quero seguir como carreira”, completa.
Já o projeto Naamã atendeu diversas pessoas que lidam com recuperação de dependência química, em uma clínica de recuperação de Engenheiro Coelho.
Propósito que salva
Como parte da celebração, os voluntários e a comunidade arrecadaram alimentos, roupas e brinquedos, com a participação da comunidade de Engenheiro. Os itens serão distribuídos com o apoio da Ajuda Urbana para auxiliar pessoas necessitadas e presentear crianças.
O sentimento que o pastor Walid compartilha é de profunda gratidão a Deus. Ele ainda fala com entusiasmo que seu envolvimento no ministério o revigora espiritualmente a cada final de semana. “Cada oportunidade de servir a comunidade, seja às crianças ou aos idosos, faz com que eu me sinta mais apaixonado por essa causa”, finaliza.
A compreensão de que cada ação, palavra, toque e plano implementado tem o potencial de enriquecer a vida das pessoas norteia a vida de Dhellano. Por isso, ele incentiva os outros a acreditarem nisso. “Fazer parte do Atos 29 me faz lembrar do propósito pelo qual um dia eu acreditei no evangelho que me salvou, e que tem poder para salvar outras pessoas também”, conclui.