Projeto “Rastreio Profissional” capacita alunos para o futuro
A iniciativa ofereceu suporte vocacional e desenvolvimento pessoal aos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio.
Texto: Ana Júlia Alem
O Colégio UNASP, unidade Hortolândia, concluiu nesta terça-feira (27) o projeto “Rastreio Profissional”, realizado ao longo do primeiro semestre. O programa, composto por três etapas principais, iniciou com palestras de psicólogos, seguiu com a aplicação de testes vocacionais e foi finalizado com a entrega de uma devolutiva, onde os resultados foram apresentados aos alunos e seus responsáveis.
Rastreio Profissional
A adolescência, uma fase repleta de adaptações e mudanças, frequentemente traz desafios emocionais significativos para os estudantes. Algumas observações recentes do serviço de orientação educacional revelaram que a tomada de decisões sobre o futuro, como a escolha de cursos ou carreiras, tem gerado considerável ansiedade e estresse entre os alunos.
Para enfrentar esses desafios, as orientadoras Valcilene Filzek e Mikaela Gomes, em colaboração com a direção escolar, desenvolveram um planejamento estratégico focado em identificar as necessidades dos alunos na tomada de decisão e na preparação para o futuro. O plano incluiu a realização de palestras com especialistas e a aplicação de testes vocacionais, oferecendo uma análise detalhada das aptidões e interesses dos estudantes para auxiliar na escolha de suas futuras carreiras.
As palestras foram direcionadas ao autoconhecimento e à compreensão das personalidades e aptidões individuais dos alunos. Além disso, abordaram a importância de estabelecer planos e metas de forma realista, ajudando os estudantes a visualizar os passos necessários para alcançar seus objetivos. Segundo Valcilene, orientadora do Ensino Médio, ao proporcionar um espaço para que os estudantes refletissem sobre quem são e o que realmente desejam, “as palestras criaram uma base sólida para que eles pudessem tomar decisões mais assertivas e conscientes em relação ao futuro”.
Enquanto isso, os testes vocacionais foram uma ferramenta essencial dentro do projeto. Com o objetivo de mapear as áreas de interesse e as aptidões naturais de cada aluno, o Colégio UNASP, unidade Hortolândia, selecionou testes que apresentavam uma visão abrangente do perfil vocacional dos estudantes. “O Rastreio Profissional é essencial para a formação profissional dos alunos, pois proporciona uma base para que eles façam escolhas informadas e seguras sobre seus próximos passos”, acrescenta a orientadora do nono ano, Mikaela Gomes.
Novas perspectivas
O aluno do nono ano Denilson Bueno comenta que, desde o início, achou interessante participar e entender como o projeto funcionava. Ele, que ainda não tinha planos do que fazer no futuro, pôde visualizar possíveis perspectivas de atuação. “O resultado do teste me ajudou a entender mais qual é o meu perfil, minha personalidade e perceber quais profissões posso considerar para o meu futuro”, complementa.
Para a formanda do Ensino Médio Rayssa Filzek, o teste vocacional realizado foi uma ferramenta valiosa. “A iniciativa não apenas me ajudou a reconhecer qual carreira eu poderia seguir, mas também me proporcionou uma visão mais segura sobre a profissão com a qual me sinto mais confortável e realizada”, relata.
O processo do Rastreio Profissional buscou – e continuará buscando – proporcionar uma compreensão mais profunda da personalidade, facilitando um autoconhecimento essencial. Com base nessas descobertas, é possível identificar com mais clareza as áreas profissionais que alinham com as características e interesses individuais, tornando as escolhas de carreira mais assertivas e bem fundamentadas.