Acontece no UNASP

Projeto Solidário de Natal ajuda comunidades de Hortolândia

Uma iniciativa que transforma não só as crianças carentes, mas os alunos e funcionários envolvidos também.

Texto: Ana Júlia Alem

Os funcionários da unidade de Hortolândia do Colégio UNASP foram entregar as arrecadações do Projeto Solidário de Natal na última segunda-feira (19). As doações foram entregues para duas instituições de caridade da cidade, a Casa da Criança Feliz e o Núcleo Vinde a Mim, gerenciado pela ADRA.

Todos os anos, no Colégio UNASP, os alunos são incentivados a participarem de um movimento de doações, onde cada turma é desafiada a atingir, por aluno, a meta de dois quilos de alimento e dez reais. O valor em dinheiro é revertido em presentes de natal e cartões presentes de uma loja local, para que possam comprar roupas ideais para seu tamanho e gosto.

Projeto visa transformar o natal das famílias locais. Foto: Ramon Alves

O pastor e idealizador do Projeto Solidário de Natal, Matheus Rocha, explica que todas as doações são fundamentais para o sustento dessas instituições e dos alunos atendidos. “São pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Essas atitudes transformam esse momento do ano em um tempo de esperança e não mais de escassez e dificuldades financeiras”, pontua.

Além disso, o projeto faz com que os alunos entendam que a escola não serve apenas para o desenvolvimento técnico de diferentes disciplinas, mas para utilizar a educação como forma de transformar a comunidade que cerca o ambiente escolar. “Eles percebem que não é só memorizar conteúdos, e sim incorporar essas habilidades e conhecimentos para o bem”, finaliza.

Casa da Criança Feliz

Criado e coordenado por Abdel da Silva Neves, o Lar da Criança Feliz tem como objetivo cuidar e auxiliar as necessidades de jovens entre cinco e 15 anos de idade. Assim como o Núcleo Vinde a Mim, recebe as crianças no contraturno escolar para realizarem diferentes tipos de atividades, como canto-coral, artesanato, hora da leitura na biblioteca e esportes.

A coordenadora comenta que após chegarem, eles tomam café da manhã e realizam uma roda de conversa, onde aprendem mais sobre valores, princípios e virtudes. “Além de cuidar das crianças, nosso propósito é pregar sobre Jesus. Aqui eles aprendem sobre os 10 mandamentos e como devem seguir aquilo que é certo”, pontua.

Gustavo Felipe, de 13 anos, é uma das 130 crianças atendidas pelo Casa da Criança Feliz. Ele frequenta o local todos os dias pela manhã desde os seus seis anos de idade e conta que gosta de fazer de tudo um pouco, mas que suas atividades preferidas são os esportes e a aula de informática. “Esse lugar me deixa feliz nos momentos mais tristes da minha vida”, revela.

ADRA – Núcleo Vinde a Mim

Cada instituição recebeu 150 cestas básicas de natal. Foto: Ramon Alves

Inaugurado em 01 de agosto de 1999, em Hortolândia, o Núcleo Vinde a Mim tem o objetivo de manter, gratuitamente, as crianças e adolescentes fora das ruas. A principal ação é resgatar, por meio de profissionais capacitados, a infância com atividades dirigidas, como esportes, artesanatos e informática. Atualmente, o Núcleo atende cerca de 150 crianças no período oposto ao horário escolar.

A coordenadora e psicóloga do Núcleo, Liliane de Carvalho, explica que no período em que as crianças estão lá, são divididas em grupos para realizar cada uma das atividades disponibilizadas. “Um dos pontos mais importantes é que quando estão aqui ou na escola, elas têm três refeições garantidas, fazendo com que as doações sejam ainda mais necessárias”, ressalta.

Maria Sônia, atual assistente social do Núcleo Vinde a Mim, conta que quando chegou, há vinte anos atrás, também foi assistida pelos organizadores e apoiadores. A ADRA a acolheu, incentivou seus estudos e lhe deu uma oportunidade de trabalho. “Todos os meus netos e filhos passaram por aqui e receberam todo o suporte que este lugar poderia proporcionar a eles. Hoje, como forma de agradecimento e retribuição, também busco ajudar essas famílias por meio do meu trabalho”, relata.

Veja mais