Acontece no UNASP

Rádio UNASP lança nova programação

Projeto também inclui o lançamento de um novo site e transmissão pelo YouTube.

Texto: Victor Bernardo | Edição: Theillyson Lima

A Rádio UNASP FM lançou nesta semana uma nova grade de programação, inteiramente voltada para os alunos e para a comunidade local. A virada na grade também marca o lançamento de um novo site e o início da transmissão do conteúdo pelo YouTube.

Com mais de 15 anos de história, a Rádio UNASP é parte integrante dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo no campus Engenheiro Coelho, servindo como um núcleo de prática para os alunos.

A coordenadora dos cursos, Sâmela Lima, destaca: “é uma oportunidade de prática profissional que os alunos têm, que não está acontecendo apenas num ambiente fictício. A Rádio é real, ela tem um alcance local.”

Natália Goes é aluna de Jornalismo e cumpre suas horas de estágio trabalhando diretamente com a Rádio UNASP. Ela reforça a importância de participar da produção desse conteúdo: “A rádio é um importante veículo há anos. A produção de conteúdo para rádio UNASP desenvolve o aluno e o prepara para o mercado de trabalho. O aluno torna-se um profissional completo.”

Novas plataformas

Além da nova programação, a Rádio UNASP passa a operar em novas plataformas. O conteúdo continua disponível na frequência 91.3, mas também ganha um site exclusivo, um app disponível para Android e IOS e uma transmissão ao vivo pelo YouTube.

O radialista e apresentador Marcelo Matos reforça que o rádio se aproveitou das mudanças tecnológicas para estar mais próximo do seu ouvinte. “Esse movimento da Rádio UNASP, de se inserir em outras plataformas, era aguardado pela sua audiência e, depois de um período de reestruturação, a rádio finalmente voltou com tudo”, comemora.

Programação exclusiva

A nova grade da Rádio UNASP inclui muitos programas produzidos pelos próprios alunos, em parceria com a AICOM (Agência Integrada de Comunicação e Marketing do UNASP campus Engenheiro Coelho) e com a ABJ(Agência Brasileira de Jornalismo, núcleo de prática do curso de Jornalismo).

Além de um conteúdo que une música, educação, informação e entretenimento, sempre voltado para o público jovem, a Rádio também tem programas voltados para a comunidade local.

Sâmela reforça o impacto da Rádio UNASP nessa comunidade, que faz parte de um compromisso da instituição com a região. “A Rádio tem uma grande importância também para que os alunos devolvam para a comunidade o conhecimento que eles estão adquirindo através de uma comunicação com responsabilidade, com ética e com relevância”, explica.

Além disso, diversos setores do UNASP também estão envolvidos na programação, aproveitando a oportunidade para que os alunos conheçam mais sobre tudo que o campus tem a oferecer.

A nova grade conta com os seguintes programas:

Veja mais