Sarau literário encanta pais do Colégio UNASP
Com performances que incluíram músicas e contos, o sarau evidenciou a criatividade dos alunos, encorajando-os a expressar suas emoções e reflexões através da arte.
Texto: Ana Júlia Alem
O Colégio UNASP, unidade Hortolândia, promoveu um sarau voltado à literatura infantil nos dias 23 e 24 de setembro. O evento foi realizado na igreja do campus e contou com a participação de aproximadamente 250 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental II. As apresentações incluíram música, interpretação e representação de obras trabalhadas anteriormente em projetos pedagógicos.
Sarau literário
O sarau literário deste ano teve como temática central a valorização das diversas expressões artísticas, promovendo o desenvolvimento de habilidades como leitura, interpretação e escrita entre os alunos. Segundo Simone Ramos, coordenadora pedagógica do Pré I ao segundo ano do Ensino Fundamental I, embora o evento tenha contado com uma variedade de obras literárias, a Bíblia foi o destaque principal, trazendo “lições e ensinamentos que atravessam gerações”.
O objetivo do evento foi despertar nos alunos em fase de alfabetização o encantamento pela leitura. “Durante esse processo de aprendizado, muitas crianças enfrentam dificuldades em compreender e se sentir confiantes para ler”, informa a coordenadora. Para ela, histórias bem contadas têm o poder de cativar e despertar um interesse maior pelo aprendizado, tornando a leitura uma experiência mais significativa e envolvente para os pequenos leitores.
Segundo Valéria Padovani, professora do Colégio UNASP, a preparação para o sarau envolveu a escolha de um livro paradidático, que serviu de base para a dramatização musical. Os alunos participaram ativamente do processo, dividindo-se entre personagens e coral, com ensaios frequentes e atividades como a criação de fantasias e máscaras. “Com as crianças dedicando-se para garantir uma apresentação bem executada, o entusiasmo deles foi evidente”, acrescenta.
Incentivo à leitura
Rita Barbosa, mãe de um aluno do primeiro ano, destacou a importância de atividades que incentivam a leitura e aproximam as famílias das crianças. “Isso estimula para que as crianças desenvolvam um gosto maior pela leitura”, afirmou. Durante o sarau literário, seu filho participou da apresentação da história “A Margarida Friorenta”, que ela descreveu como “linda e tocante”.
O sarau literário se mostrou uma ferramenta pedagógica valiosa, que proporcionou aos alunos a oportunidade de expressar suas ideias e sentimentos. “Essa experiência aprimora suas habilidades de comunicação, estimula a criatividade e ensina sobre a importância da Bíblia, o maior livro de todos”, afirma a diretora Eleci Leme. Ao promover um ambiente de aprendizagem criativa e colaborativa, o evento enriqueceu a formação dos alunos, destacando o papel fundamental da literatura na educação.