Segunda turma de Medicina do UNASP inicia jornada acadêmica com Cerimônia do Jaleco
Mais de setenta alunos firmaram o compromisso com a ética, a responsabilidade e a missão na atuação da futura profissão.
Texto: Gabrielle Ramos | Edição: Victor Bernardo
O UNASP celebrou, nesta terça-feira (10), a Cerimônia do Jaleco da segunda turma de Medicina. A abertura do curso, realizada no ano passado, representou um marco histórico para a Educação Adventista no Brasil e, agora, é relembrada com sentimento de gratidão. O evento reforçou o compromisso da instituição com o cuidado à saúde, um dos pilares da filosofia da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e destacou as expectativas em torno da formação que se inicia para os novos alunos.

Além dos estudantes, o momento reuniu familiares, líderes da instituição e representantes da AdventHealth, rede global integrada de saúde vinculada à Igreja Adventista, que oferece serviços médicos, hospitalares e de bem-estar.
Durante a programação, o diretor da Faculdade Adventista de Ciências Médicas, doutor Ricardo Alves, destacou que a missão do curso se constrói a partir de uma sólida base de excelência acadêmica. Por isso, orientou os alunos sobre a importância do estudo como pilar fundamental para o desenvolvimento profissional e reforçou a necessidade de não perderem de vista o propósito que os motivou a ingressar em Medicina.
Cerimônia do Jaleco como símbolo de missão
A programação apresentou o corpo docente aos alunos e incentivou a interação entre os que iniciaram o curso no ano passado e os novos ingressantes. Além disso, relembrou o ano letivo de 2025, ao destacar os conhecimentos adquiridos, as melhores experiências vivenciadas e as conquistas alcançadas pela instituição.
O coordenador do curso de Medicina, doutor Everton Padilha, explica que dar início a uma nova turma é um momento tocante, de alegria e gratidão, pois cada aluno inicia a jornada com sonhos, histórias e um chamado ao cuidado com o próximo.

Para marcar o início dessa jornada acadêmica, os futuros médicos participaram da Cerimônia do Jaleco, que já se consolidou como uma tradição no UNASP. “Ao vestir o jaleco, o estudante assume publicamente valores que estão no coração do UNASP: servir com ciência, ética e fé. É um momento em que reforçamos que a Medicina, para nós, é vocação, serviço e responsabilidade diante de Deus e da sociedade”, explica o coordenador.
Após um agradecimento especial aos pais, os estudantes da segunda turma e os ingressantes por meio de transferência no ano passado firmam o compromisso com a profissão, com propósito e senso de chamado.
Sonhos que se tornaram realidade
Durante o Ensino Médio no UNASP campus Engenheiro Coelho, Natália Halverson decidiu cursar Medicina, um sonho que já estava em seu coração há algum tempo. Mas no momento, não havia uma instituição adventista no Brasil que ofertasse o curso. Por isso, optou por prestar vestibular em uma universidade pública.
Quando o UNASP abriu o curso de Medicina, Natália se inscreveu no vestibular pois desejava continuar na instituição. Agora, após participar da cerimônia do jaleco, a aluna diz se sentir realizada por viver um sonho em um ambiente que lhe faz bem, ao lado de pessoas que compartilham os mesmos princípios e valores. “Sempre tive o desejo de fazer missão e tenho a certeza de que terei muitas oportunidades aqui”, compartilha.
Hadassa dos Santos Sousa chegou a ingressar em uma universidade pública, mas decidiu dar continuidade ao curso de Medicina no UNASP após conquistar uma bolsa de estudos pelo Prouni. “O que mais pesou na minha escolha foi a possibilidade de trabalhar como médica de forma integrada, não se importando apenas com o físico do paciente, mas também com o trabalho missionário e a confiança em Deus – algo muito incentivado aqui”, explica.
Para a mãe da aluna ingressante, Florência dos Santos Sousa, acompanhar a filha na Cerimônia do Jaleco é a realização de um sonho e a sensação de dever cumprido. “Sempre sonhamos que ela estudasse em um lugar como este. Durante o ensino fundamental e o ensino médio, isso não foi possível. Mas agora Deus abriu as portas e, hoje, esse sonho está acontecendo no Ensino Superior”, conta emocionada.
Compromisso com a saúde
O curso de Medicina do UNASP tem foco na prática desde o início da formação. Por isso, os alunos começam a atuar já no primeiro semestre. Para viabilizar essa proposta, a instituição mantém convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com diversos hospitais públicos e privados. Um dos diferenciais são os hospitais da AdventHealth, que ampliam as oportunidades para os alunos, tanto no Brasil quanto no exterior.
O doutor Terry Shaw, presidente emérito da AdventHealth, possui um currículo sólido e vasta experiência à frente da instituição. Ele foi nomeado, por cinco vezes, uma das 100 Pessoas Mais Influentes da Saúde pela revista Modern Healthcare, publicação estadunidense que reconhece líderes cuja atuação, inovação e impacto contribuem de forma significativa para moldar o cenário da área da saúde.

No evento, Terry palestrou sobre a importância da atuação médica e convidou os alunos a refletirem, desde já, sobre que tipo de profissionais desejam se tornar e que imagem pretendem transmitir aos seus pacientes. Ao compartilhar uma experiência pessoal, destacou a relevância de uma prática com propósito, que vai além das exigências técnicas da profissão e se expressa por meio do cuidado, da responsabilidade e da excelência no atendimento.
Medicina UNASP
Com um corpo docente formado, em sua maioria, por doutores e mestres, o curso de Medicina do UNASP capacita os alunos para atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde de forma sólida e ética, com todas as diretrizes alinhadas ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde.
Como a formação médica no UNASP é, além de uma carreira, uma missão de vida, as atividades práticas fazem parte do currículo desde o primeiro semestre. Os alunos têm contato direto com o SUS e participam de outras iniciativas promovidas pelo curso junto à comunidade do entorno, o que aproxima os conhecimentos teóricos das necessidades locais e enriquece a formação.
No ano passado, a primeira turma deu início a projetos de caráter voluntário, como o Missão na Veia e o Médicos em Missão, nos quais atuam – sob a orientação de professores – em diferentes frentes para promover a conscientização sobre saúde, prestar atendimentos básicos e desenvolver ações que vão além da área médica, incluindo assistência social e atividades recreativas.
Além disso, os estudantes têm a possibilidade de morar no campus, com uma rotina mais prática e acessível. O UNASP oferece acomodações modernas, serviço de alimentação e lavanderia, segurança e monitoramento, além de uma programação completa de eventos culturais, esportivos e espirituais, o que fortalece a comunidade e proporciona experiências acadêmicas e pessoais enriquecedoras.


