Acontece no UNASP

Semana das crianças é marcada por arrecadação de alimentos

“Criança ajudando criança” foi o lema das atividades durante a semana

Texto: Thaís Fowler

Na semana das crianças, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio UNASP, unidade São Paulo, vivenciaram momentos especiais. As atividades aconteceram na última semana, entre os dias 10 a 14 de setembro, com jogos, arrecadação de alimentos e muito aprendizado

Durante a semana os alunos receberam algodão doce, pipoca, picolé, mas o maior presente foi poder ajudar ao próximo. Com a influência dos professores e a disposição dos alunos do Fundamental I, foram arrecadados ao todo duas toneladas de alimentos que serão doados ao Centro de Apoio à Criança com Câncer.

UNASP baby

A semana do dia da criança é uma semana especial e esperada pelos alunos. Para a educação infantil a coordenadora e as professoras prepararam uma semana com atividades diferentes para cada dia. Os alunos participaram caracterizados no dia do cabelo diferente, dia das fantasias e dia do pijama.

Copa solidária

Para as turmas do Fundamental I o que marcou a semana foi a Copa solidária. Cada classe representou uma das seleções classificadas para a copa do mundo. De forma espontânea e com o apoio dos professores, os alunos realizaram uma acao social com doações de alimentos. A soma de alimentos por equipe gerava pontos na competição.

“A proposta da Copa Solidária é realizar atividades que tivessem como centro a arrecadação de alimentos, além do trabalho em equipe, pensamento crítico, resolução de problemas e conhecimento gerais”, conta o pastor capelão da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Euáleff Bruno.

Os alunos do quarto e quinto ano do fundamental competiram nas modalidades de: futsal, queimada, corrida de revezamento, cabo de guerra, arremesso de bola e quiz de conhecimentos gerais, baseado no que estão estudando em sala de aula.

Os primeiros anos participaram de atividades recreativas para desenvolvimento motor e unidade de equipe. Exercendo o espírito solidário e outras áreas como, mental, física e espiritual.

Segundo o diretor disciplinar, Guilherme Peixoto, a Copa Solidária ativou sentidos físicos e mentais que foram afetados pelo tempo da pandemia. “Nós vimos que as crianças conseguiram por meio das atividades devolverem a coordenação motora, reflexo e raciocínio lógico que estavam defasadas pelos dois anos de isolamento. Também priorizamos os sentidos de responsabilidade, integridade, honestidade, trabalho em equipe, empatia e respeito ao próximo”, compartilha.

“Trabalhamos também a questão dos oito remédios naturais durante as atividades. Ingestão de líquidos, exposição à luz solar, exercício físico, respiração do ar puro, repouso e a parte da confiança em Deus”, complementa.

Doação

O lema da semana “criança ajudando criança” foi pensado de forma que os estudantes desvinculem a ideia de competição e priorizassem a ajuda ao próximo.

“Além da competição dos jogos eles puderam desenvolver habilidades de trabalho em equipe, companheirismo, união, trabalharam juntos nas habilidades de forma específica, mas o foco central foi a doação de alimentos”, afirma Euálef.

Luigi de Melo, aluno do quinto ano do fundamental, arrecadou 286 kg de alimentos não perecíveis. Com a ajuda dos pais ele se envolveu na missão, movimentando vizinhos e familiares nesse projeto. “Eu senti muita alegria e fiquei apavorado quando vi todos os alimentos que eu consegui arrecadar. Os orfanatos tem muitas crianças e a partir das nossas brincadeiras nós também conseguimos doar muitos alimentos”, ressalta.

Veja mais