Semana de Ênfase Espiritual incentiva relacionamento com Deus
Sermões, dinâmicas, câmaras de oração e muito mais marcaram os encontros dos alunos, professores e funcionários nos três campi.
Texto: Gabrielle Ramos | Edição: Ana Clara Silveira
Entre os dias 18 e 22 de setembro aconteceu a Semana de Ênfase Espiritual para universitários simultaneamente nos três campi do UNASP. Com pregadores e temas diferentes, o evento buscou aproximar os estudantes da Palavra de Deus e melhorar o relacionamento com Cristo. A programação foi transmitida pela internet durante todos os dias.
Temáticas e pregadores
O pastor Hedmur Carvalho, diretor de Desenvolvimento Espiritual do campus São Paulo, dirigiu a semana de ênfase espiritual com a temática: “A face perigosa de Jesus”. Ele pregou sobre diversos aspectos da vida de Jesus enquanto esteve aqui na Terra, dentre eles parábolas, ensinamentos e promessas. O tema foi escolhido para esclarecer o papel transformador da fé cristã, que propõe uma vida nova e cheia de beleza.
Ministrada pelo pastor Didio Homsi, graduado em História e Teologia, a semana universitária no UNASP campus Engenheiro Coelho teve como tema escolhido”O Melhor lugar do mundo”. As programações contaram com diversos sermões que relacionaram um lugar e um objetivo. O caminho foi debater sobre as dúvidas que os universitários podem ter em meio a sua caminhada acadêmica.
Já em Hortolândia, a semana teve como foco as Histórias que transformam e relacionou personagens bíblicos e mudanças que acontecem na juventude. Os encontros aconteceram com o pastor Patrick Ferreira, atual diretor de Desenvolvimento Espiritual do UNASP campus Hortolândia.
Espiritualidade além dos cultos
Além dos encontros diários com músicas, dinâmicas e sermões, a semana de oração também promoveu atividades espirituais complementares. O pastor Hedmur explica que as programações podem ser uma ótima oportunidade para unir a classe em amizade e propósito. “Os alunos crescem na fé e em um relacionamento vivo com Deus”, frisa.
Uma câmara de oração ficou disponível em Engenheiro Coelho, onde os alunos poderiam orar em particular. “No culto, muitas vezes, a gente não consegue encontrar os alunos de maneira pessoal, então são nessas atividades que nos encontramos de verdade”, afirma o pastor Homsi.
Em São Paulo, o campus promoveu uma gincana entre as turmas a fim de incentivar a presença dos alunos nas programações e a arrecadação de alimentos. Também contou com um pocket show, apresentação musical de curta duração, após o culto. “Acredito que é através dessas programações que novas pessoas podem se aproximar de Deus”, afirma Brenda Evangelista Ferreira, do oitavo semestre de Enfermagem em São Paulo.
Já em Hortolândia, as atividades começaram antes mesmo da programação. “Para avisar aos alunos sobre a semana de oração, o pastor Henrique Zanin convidou um grupo de alunos para fazer o louvor no horário do intervalo. Foi muito bonito ver todos participando”, conta Lara Lira, formanda de Direito em Hortolândia.
Importância da ênfase espiritual
As semanas universitárias proporcionam um espaço inclusivo e diversificado. Nela, os estudantes, professores e funcionários podem explorar e celebrar a fé e crença na Palavra de Deus. “Participar de um evento como este estimula cada indivíduo a se aproximar do Criador e conhecer melhor a Bíblia e o poder que ela tem de transformar nossas vidas”, explica o pastor Ferreira.
Já na visão dos alunos, é essencial que programações assim aconteça. Isso porque, muitas vezes é a única oportunidade das pessoas conhecerem e se interessarem por aprender sobre Cristo. “Embora a meditação diária que fazemos antes das aulas seja excelente para mostrar um pouquinho de Jesus para essas pessoas, a semana de oração é muito proveitosa. Ela dedica um tempo maior para o estudo da palavra”, expõe a estudante de Direito.
Além disso, outros alunos comentaram que a semana é um ponto de paz em meio a correia do semestre. “É uma semana de mudança, de reorganização da vida, das coisas. Mais que isso, é uma semana que me leva mais para perto de Deus. Quero ter mais tempo de dedicação à busca do aprendizado sobre Ele”, expõe Luyd Carvalho, estudante de Teologia do UNASP campus Engenheiro Coelho.