Acontece no UNASP

Semana de Fisioterapia promove oficinas no UNASP campus São Paulo

Aconteceram palestras e oficinas sobre áreas como neuropediatria, osteopatia e fisioterapia respiratória.

Texto: Camilly Inácio | Edição: Ana Clara Silveira

Contando com a presença de diversos especialistas renomados, a XXVII Semana de Fisioterapia do UNASP aconteceu no campus São Paulo entre os dias 8 e 12 de maio. O coordenador do curso de Fisioterapia, Abrahão Quadros, afirma que durante a semana foram realizadas conferências e oficinas nas áreas de Reabilitação Neurofuncional Pediátrica, Reabilitação Traumato-ortopédica e Reabilitação Cardiorrespiratória. 

O coordenador assegura que “a importância para os alunos é de conhecer as novas abordagens na conduta clínica baseadas em evidências”. Ele também mencionou que durante a semana houve a celebração do vigésimo aniversário de formação da primeira turma de Fisioterapia, e o paraninfo da primeira turma, doutor José Renato de Oliveira Leite, foi homenageado.

Importância para o curso

Alexandre Barbosa, um dos professores do curso, que se formou na primeira turma de Fisioterapeuta do UNASP campus São Paulo em junho de 2003 ressalta que “os palestrantes mostraram de forma aplicada a atuação do profissional fisioterapeuta no processo de reabilitação nos mais variados cenários, trazendo muita motivação e amor pela profissão”.

O professor alega que momentos como esses são marcantes na formação do aluno de Fisioterapia, uma vez que ele tem, de forma antecipada, a oportunidade de acompanhar o dia a dia do profissional que está na linha de frente no tratamento e reabilitação de pacientes reais.

Tendo em vista os profissionais escolhidos e os temas  abordados, “sem dúvida nenhuma, o crescimento acadêmico e a autoconfiança profissional aumentam exponencialmente após a experiência vivida na XXVII semana da fisioterapia”, pontua o professor Alexandre.

Experiência dos alunos

A aluna Sabrina Souza, que está cursando o 7° período de Fisioterapia, declara que essa é uma oportunidade para o crescimento e desenvolvimento acadêmico. “É maravilhoso poder ouvir um pouquinho de cada área da fisioterapia, pois nos ajuda a decidir em qual área seguir no futuro”, diz a aluna.

Sabrina confessou ter sido uma experiência maravilhosa, e conta que “além de aprender sobre as áreas que foram abordadas, os alunos receberam dicas de cursos que podemos fazer para ter um diferencial no mercado de trabalho”. Ela conclui dizendo que ao final das palestras, eles puderam pôr em prática o que aprenderam enriquecendo ainda mais o conhecimento dos alunos que participaram da semana.

Veja mais