Acontece no UNASP

Semana de Gastronomia e Nutrição promove oficinas e investiduras 

Os alunos dos cursos aprenderam sobre Insegurança alimentar de diferentes formas.

Texto: Gabrielle Ramos | Edição: Ana Clara Silveira

A coordenação do curso de Gastronomia e Nutrição do UNASP campus São Paulo promoveu a Semana de Gastronomia e Nutrição, entre os dias 8 a 10 de maio. O evento teve como tema principal a “Insegurança alimentar” e marcou a vida dos alunos ao oferecer a primeira investidura das dólmãs –  jaquetas utilizadas pelos chefs de cozinha.

Para apresentar essa temática, professores, chefes de cozinha e doutores foram convidados. “Nós procuramos escolher temas da atualidade que tenham relação com o curso e com o mercado de trabalho, para que possamos aprofundar essas discussões durante a semana”, explica a professora de nutrição, doutora e mestre em saúde pública, Marcia Salgueiro. 

Durante esse período, palestras sobre alimentação para vegetarianos e sistemas alimentarios resilientes; mesa redonda com temática sustentável, workshops sobre empreendedorismo e fake news na alimentação foram oferecidos. Além disso,  o evento contou com uma enorme variedade de oficinas para os alunos dos cursos. Dentre as opções estavam: educação alimentar, cozinha inclusiva, food design, hortas na estufa e bebidas sem álcool. 

Experiência dos alunos e professores

Para os alunos, a Semana de Gastronomia e Nutrição foi muito produtiva e uma iniciativa ótima dos professores e coordenação. “Eu acho importantíssimo que os cursos promovam essas atividades, pois é uma forma diferente do estudante aprender”, afirma Willy Alava, estudante de Nutrição do sétimo semestre.

Já para os professores, a impressão foi semelhante. Eles perceberam o engajamento dos alunos durante a semana e também observaram que a escolha do tema foi avaliada de forma positiva. “As salas estavam cheias e os alunos ficaram até quase 23h em toda a programação, participando com bastante animação. Acredito que isso seja a melhor medida para um evento de sucesso”, comenta o professor de Gastronomia João de Andrade

Durante o evento, os alunos aprenderam tanto a teoria quanto a prática dos dois cursos. Além disso, também puderam entender a relação entre eles e olhar de maneira diferente para essas profissões. “ A experiência dos profissionais nos incentiva a nos tornarmos grandes profissionais também. Isso é algo maravilhoso”, expõe Willy.

Investidura das dólmãs e dos jalecos

A semana promoveu pela primeira vez a investidura das dólmãs para os estudantes de gastronomia. “Foi um ritual muito importante. Nunca tinha visto esse momento em outras faculdades, eu mesmo não tive, por isso fiquei muito feliz em entregar as dólmãs, porque já vejo neles os grandes profissionais que serão”, compartilha o professor João. 

Para os alunos, a cerimônia teve grande valor. “A investidura da dólmã me trouxe uma alegria enorme. Como gastróloga tenho a responsabilidade de restaurar uma vida, um sorriso e encantar corações por meio da comida”, afirma Maira Batista, estudante do quarto semestre de Gastronomia.

O jaleco e a dolmã caracterizaram a atuação do profissional nessas áreas do conhecimento. “Eles têm um significado importante na área da saúde, pois investem o profissional que tem conhecimento para exercer a sua função e ao mesmo tempo promovem proteção. Por isso, o profissional precisa não somente vestir, como também, honrar a vestimenta com esse significado profissional que ela tem”, afirma a doutora Márcia. 

Durante o evento, os estudantes de Nutrição também foram investidos no jaleco, como já aconteceu em outros anos. “ Eu participei da investidura e fiquei muito feliz com esse simbolismo, tanto do jaleco quanto das dolmãs”, finaliza Sonia Christina, estudante do quarto semestre de gastronomia.

Veja mais