Semana Jurídica do UNASP Hortolândia homenageia desembargador Samuel Hugo Lima
Entre os dias 24 e 27 de maio, o UNASP campus Hortolândia realizou a terceira edição da semana jurídica para os alunos do curso de direito da instituição. O evento, que homenageou o desembargador Samuel Hugo Lima, foi realizado na modalidade síncrona, por meio da plataforma Zoom, direcionado aos alunos da instituição e aberto ao […]
Texto: Caroline Belotto
Entre os dias 24 e 27 de maio, o UNASP campus Hortolândia realizou a terceira edição da semana jurídica para os alunos do curso de direito da instituição. O evento, que homenageou o desembargador Samuel Hugo Lima, foi realizado na modalidade síncrona, por meio da plataforma Zoom, direcionado aos alunos da instituição e aberto ao público externo, e contou com a participação de profissionais renomados da área.
Samuel Hugo Lima possui uma extensa e notória carreira como juiz, atualmente é desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) em Campinas. O ex-juiz também lecionou alguns anos no curso de direito do UNASP. Sua área de atuação é o direito no trabalho, cuja especialidade está relacionada à temática escolhida para a semana jurídica. O desembargador deu início à programação ao falar sobre acesso à justiça e direito do trabalho. O evento contou com a participação da Profª Me. Alexandra Facciolli Martins e o Profº Me. Jorge Alberto Mamede Masseran, ambos membros do Ministério Público de São Paulo; a Profª Dra. Maria Helena Marques Braceiro, procuradora do Estado aposentada. O Dr. Marcello Valk de Souza, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) da subseccional Hortolândia.
De acordo com a coordenadora adjunta do curso de Direito do UNASP campus Hortolândia e uma das organizadoras do evento, Profª Dra. Fernanda Cristina Covolan, trazer profissionais de renome para a semana jurídica auxilia os alunos no desenvolvimento acadêmico. “Nós procuramos pessoas que representem o ambiente profissional, de maneira que eles possam visualizar o ambiente no qual trabalharão, e trouxemos temas que possam dar uma nova perspectiva, confirmar tendências e ampliar a visão do conteúdo acadêmico”, afirma.
O impacto da semana jurídica na formação acadêmica
A aluna do terceiro período de direito, Maria Fernanda Baldorio, conta que ao participar do evento, teve a oportunidade de conhecer mestres e doutores no assunto, que além de transmitirem seus conhecimentos, também estimularam os alunos, a serem profissionais que façam a diferença na sociedade, tornando o caminho para o acesso à justiça mais fácil para o cidadão.
“Essa semana jurídica, com certeza, ficará guardada em minha memória no sentido de que, embora grandes melhorias tenham sido feitas para facilitar o acesso à justiça, ainda há grandes barreiras a serem superadas, necessitando que nós, futuros operadores do direito sejamos profissionais que façam a diferença na sociedade na busca de uma justiça acessível e igualitária”, afirma a aluna.
A semana terminou com a participação dos alunos na Semana de Liberdade Religiosa promovida pela OAB-SP.