Acontece no UNASP

Semana Jurídica incentiva desenvolvimento da carreira profissional dos alunos

Em sua décima nona edição, a Semana Jurídica contou com atividades práticas e teóricas sobre o mercado de trabalho do Direito.

Texto: Gabrielle Ramos | Edição: Ana Clara Silveira

A coordenação do curso de Direito do UNASP campus Engenheiro Coelho promoveu a XIX Semana Jurídica, entre os dias 22 e 25 de maio. O evento teve como temática os novos ramos do mercado de trabalho que estão surgindo para a área de Direito e promoveu diversas atividades práticas e teóricas aos alunos.

Para apresentar essa temática, advogados de várias áreas e professores foram convidados. “A ideia da escolha é mostrar que o mercado exige um perfil de profissional diferenciado. Sendo assim, com formação ampla, não restrita ao Direito, e que saiba se conectar com a vida real do Direito e, assim, ter chance de crescimento profissional”, explica o coordenador do curso, doutor Igor Marques.

Durante a semana, a coordenação ofereceu palestras sobre design thinking, carreira pública e privada, ascensão no mercado de trabalho, dentre outras. Também promoveu mentoria de carreira jurídica, projetos de extensão, apresentação de TCCs, gincana, concurso de oratória e premiações. 

Importância da Semana Jurídica

Na abertura do evento, o coordenador desejou que cada aluno pudesse aproveitar ao máximo essa experiência, pois a Semana Jurídica é um momento para colher os frutos daquilo que foi ensinado e trabalhado até o momento. “É uma oportunidade também de proporcionar integração entre os estudantes, conhecer colegas de outras turmas e se relacionar de maneira mais leve com os professores”, explica o coordenador.

Para Mikelly Melro, aluna do terceiro semestre, a Semana Jurídica é uma perspectiva a mais que os alunos recebem durante a graduação. “É um cuidado que a coordenação tem com a gente. Pois eles oferecem algo além do que ocorre na sala de aula, é um momento que a gente pode criar muito networking”. 

Moot Court

O Moot Court é um debate jurídico que simula um julgamento. Nessa atividade, grupos de alunos escolhem um representante para argumentar algum assunto, defendendo pontos de vista diferentes. Esse tema é previamente escolhido pelos professores, que estipulam um tempo para a formulação da argumentação.

Para Hortência Amorim, aluna do quinto semestre, “o Moot Court trouxe visibilidade e consciência sobre os temas percorridos durante os debates”, pois ela conseguiu argumentar os assuntos escolhidos em sua fala quando representou seu grupo.

Após o debate, os professores e avaliadores podem avaliar os estudantes de Direito de forma quantitativa, a respeito do conhecimento jurídico e fático, da profundidade na análise e consistência de um tema, na indução da capacidade argumentativa e na clareza e postura profissional que o alunado possui. 

O estudante, Daniel Moraes, do quinto semestre, estava na equipe vencedora do debate. “Deu para aprender bastante na construção do discurso com a equipe. Também foi uma troca de experiência bem legal, não somente do conhecimento jurídico, mas também sobre um pouco da vida do pessoal”, afirma.

Segundo a professora, doutora Ivelise Fonseca, o Moot Court é uma oportunidade brilhante para os alunos. “Quem deseja atuar na carreira jurídica precisa ter uma forma de comunicação assertiva, trabalhar com argumentação a todo instante e buscar fontes e conhecimento acerca daquilo que está sendo falado”, pontua.

Estudantes de direito durante o Moot Court. Foto: AICOM

Jogos jurídicos

Na terça-feira de manhã, a coordenação organizou uma gincana para promover uma maior interação dos alunos de diferentes semestres e, ao mesmo tempo, aprender conteúdos relacionados à área. “Os jogos oferecem um espaço diferente com provas e desafios e criam a possibilidade de ampliar a relação com outros estudantes, mas sem deixar de desafiar e estimular nossas competências”, explica o aluno do nono semestre, Elias Lima. 

Nesses jogos jurídicos, os estudantes foram divididos em grupos e organizados por cores. Cada equipe possuía pelo menos um integrante de cada semestre. “Essa interação é muito legal, porque eu recebi orientações de alunos que tinham o semestre mais avançado que o meu, mas ao mesmo tempo, também pude orientar quem estava chegando”, comenta Mikelly Melro, participante da equipe vencedora dos jogos.

Professores contaram experiências para os alunos. Foto: AICOM

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