Crianças aprendem histórias bíblicas durante Semana Santa no Colégio UNASP unidade Hortolândia
Alunos da Educação Infantil e Fundamental I puderam imergir nas histórias através do cenário.
Texto: Sâmilla Oliveira | Edição: Ana Clara Silveira
A semana santa dos alunos do Colégio UNASP unidade Hortolândia foi diferente neste ano. Ao invés de seguir uma história linear, a equipe pastoral do colégio decidiu construir um cenário por dia, com o objetivo de contar diferentes momentos de histórias bíblicas, desde a guerra no céu até a ressurreição de Jesus.
Músicas diferentes, peças, figurinos, tudo isso fez parte da produção da programação preparada para os pequenos. A ideia era ter algo inovador a cada dia. O pastor Matheus Rocha, capelão da Educação Infantil e Fundamental I, afirma que a equipe não queria simplesmente um cenário centralizado à frente da igreja. Os alunos tiveram a experiência de, ao chegar no auditório, passar por um túnel diferente que fazia alusão à história bíblica da vez.
O pastor Matheus conta que foi um grande desafio. Com três semanas de oração acontecendo ao mesmo tempo, com certeza foi preciso planejamento e a ajuda do Maior Protagonista para a realização de cada detalhe. “Foi pensando na dificuldade de montar e desmontar cenários de um dia para o outro que nos ocorreu a ideia de um túnel específico para cada história”, relata o pastor.
Uma viagem no tempo através da decoração
A qualidade da programação não tem outro fim a não ser mostrar o amor de Jesus por cada pequeno estudante. Desde a preparação em sala de aula até o tão esperado momento de entrar no auditório pelo túnel do dia, tudo foi planejado para a melhor experiência com Cristo de cada aluno.
O Colégio UNASP em Hortolândia trabalhou o tema da Semana Santa de forma transversal unindo equipe pedagógica e equipe pastoral. A professora Edenir Vargas conta como foi a organização do cronograma para que tudo fosse um sucesso durante a semana. “Nos preparamos para que as aulas na sala fossem vinculadas ao tema da programação. O espaço de tempo também foi planejado para que eles pudessem participar da semana santa sem prejuízo acadêmico”, explica.
O ápice da experiência
Segundo a professora Edenir, a forma como as músicas foram colocadas e como as histórias foram contadas prendeu a atenção dos seus alunos. “Ao chegar em sala, os comentários foram excelentes, foi realmente uma experiência divertida e enriquecedora para todos”, relata.
De fato, os valores ensinados foram impressos na mente e no coração dos alunos. Exemplo disso é a aluna Lorena Frank, do 4º ano, que fez questão de contar que as encenações a cativaram. “Eu aprendi que a páscoa é sobre a morte de Jesus e sobre como fomos salvos depois do seu sacrifício”, finaliza Lorena.