UNASP Ciência - Notícias

Simpósio do Mestrado aborda espiritualidade na saúde

Falar sobre religiosidade e espiritualidade é o toma principal do Simpósio que contou com palestras e apresentações de trabalho.

Texto: Thaís Fowler

Na última segunda-feira (24) o Mestrado Profissional em Promoção da Saúde realizou o IV Simpósio Internacional de Religiosidade e Espiritualidade na Integralidade da Saúde. O evento aconteceu de forma online, das 8h às 18h e teve como objetivo promover reflexão crítica sobre a importância da linha de pesquisa oportunizando o debate com pesquisadores nacionais e internacionais que têm se aplicado a essa temática.

Além do painel de apresentações dos grupos de pesquisa, algumas palestras aconteceram durante o dia, como Panorama atual da pesquisa em espiritualidade e saúde no Brasil e Capelania hospitalar para o cuidado integral. O Simpósio também contou com a presença internacional do Dr. Harold Koenig, diretor do Centro de Pesquisa para Teologia, maior especialista da área, que abordou o tema da Saúde mental pós-pandemia e interagiu com os alunos, respondendo todas as perguntas.

“Este foi um dos Simpósios mais impactantes da minha vida. Apesar de ser um tema em que venho estudando exaustivamente, pude aprender muitas novidades que servirão para minha vida acadêmica e vida pessoal também, pois, falar de espiritualidade e religiosidade é algo que marca vidas”, conta John Lima, pastor do Hospital Adventista de Manaus e estudante do Mestrado.

Dr. Harold Koenig, diretor do Centro de Pesquisa para Teologia

O evento foi direcionado a todos os interessados de qualquer área. Estiveram presentes alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, pesquisadores, professores e coordenadores de grupos de pesquisa. Para a professora Doutora Gina Abdala a temática do simpósio auxilia os profissionais sobre a lacuna do conhecimento ao lidar com o processo saúde-doença. “Nós trabalhamos com este tema há 9 anos e temos como meta realizar o evento a cada 2 anos. Além disso, a espiritualidade é uma dimensão importante na vida de todo ser humano com impacto positivo e direto na saúde”, afirma.

Veja mais