Sistema prisional no Brasil é debatido na Pós-graduação do UNASP
O curso de MBA em Política Criminal e Gestão Penitenciária realizou no último domingo (11) sua aula inaugural online do semestre. O sistema prisional brasileiro foi o tema do debate, conduzido pelo novo professor do curso, Dr. Sandro Abel – coordenador geral de inteligência penitenciária do DEPEN (Departamento Penitenciário) do Ministério da Justiça e Segurança […]
Texto: Aira Annoroso
O curso de MBA em Política Criminal e Gestão Penitenciária realizou no último domingo (11) sua aula inaugural online do semestre. O sistema prisional brasileiro foi o tema do debate, conduzido pelo novo professor do curso, Dr. Sandro Abel – coordenador geral de inteligência penitenciária do DEPEN (Departamento Penitenciário) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
SISTEMA PRISIONAL NO BRASIL X GESTORES
A princípio, Abel fez um panorama do cenário do sistema prisional e das mudanças que ocorreram ao longo dos anos. “Incentivar a capacitação de gestores do sistema prisional é uma ferramenta de transformação”, afirmou. Além disso, o professor deu diversos exemplos de transformações positivas que ocorreram nesse meio por conta de bons gestores.
“Percebemos ao longo desses anos que o sistema prisional precisava de uma voz motivacional, porque a voz científica já está tendo. E a voz científica neste curso, vai formar mais gestores e mais visões. Vamos conseguir pegar o que é prático em um lugar, e conseguir colocar em outro. Vamos conseguir analisar o que está errado e levantar debates para melhorias”, completou Abel.
De acordo com ele, o curso de MBA é uma forma de trocar experiência, energia, conhecimento e ativar o cognitivo para que os gestores do sistema prisional tenham as ferramentas teórica e jurídica para debater. Dessa forma, os debates mostram que existe a possibilidade da transformação do sistema.
Da mesma maneira, a dra. Catherine Araújo – diretora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do UNASP campus São Paulo – acredita que o curso é um meio importante para essa transformação. “É necessário para mudar o olhar dos profissionais que atuam nas penitenciárias, para que eles vejam os detentos de forma mais inclusiva e humanitária”, disse.
Para assistir a aula e o debate completo, clique aqui.
MBA EM POLÍTICA CRIMINAL E GESTÃO PENITENCIÁRIA
O UNASP é a única instituição no Brasil que oferece o MBA em Política Criminal e Gestão Penitenciária, e tem aulas 100% remotas. Ou seja, o aluno pode cursá-lo morando em qualquer lugar do país.
Cláudio Tucci, coordenador do curso, destacou que esse MBA apresenta uma nova visão sobre a condução da política criminal e gestão penitenciária no Brasil. Igualmente, o UNASP também mostra através disso um fortalecimento às políticas públicas. Bem como a forte participação no desenvolvimento de meios legais e de gestão. “Isso tornará a instituição protagonista da mudança necessária para uma área carente de estudos e pesquisas”, completou.
Por fim, Tucci contou que esse MBA definirá um termo de cooperação junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo ele, o objetivo é fortalecer o fomento à produção científica da área.