Acontece no UNASP

Semana de Ênfase Espiritual "Tudo ou Nada" traz reflexões sobre a espiritualidade dos alunos

Tema traduz a radicalidade da vida cristã. A Santa Ceia encerrou a semana.

Texto: Helena Cardoso | Edição: Ana Clara Silveira

A semana de ênfase espiritual, realizada pelo UNASP campus Engenheiro Coelho, aconteceu entre os dias 13 e 17 de março. O pastor Robson Aleixo, apresentador do programa “Fé para Hoje” da Rede Novo Tempo de Comunicação, foi convidado para falar aos alunos durante esse período, a fim de trazer discussões sobre a entrega completa a Deus. 

Tudo ou nada

Segundo o pastor Robson Aleixo, o tema “Tudo ou nada” serve para instigar os estudantes a “saírem da moderação perigosa, compreenderem e aplicarem a radicalidade da vida cristã”. Para ele, a importância de pregar sobre esse tema é “pensar em um Deus que nos salva completamente e nos domina completamente, porque com Jesus é tudo ou nada”. 

Completando a ideia, o pastor Danny Bravo, diretor de desenvolvimento espiritual do campus Engenheiro Coelho, conta que o nome é uma tentativa de provocação ao despertamento da espiritualidade: “é muito fácil e muito comum a gente deixar a espiritualidade de lado, deixá-la ‘amornar’. [Tudo ou nada] é uma forma de dizer ‘ou você está vivendo intensamente sua fé, ou você a está deixando de lado. Não tem um meio-termo’”, esclarece.

Jovens e salvação

Lívia Lima é aluna de Psicologia e também expôs sua visão sobre o tema da semana, afirmando que “no esforço de dar muito a Deus, acabamos não dando nada”, pois “Ele quer tudo: todo o seu coração”. Para Livia, a palavra que define a semana e os temas abordados é impactante. “A programação foi muito abençoada, porque eu realmente senti a presença do Espírito Santo por meio do pastor Robson”, compartilha.

O pastor Danny Bravo conta que o convite para que o pastor Robson Aleixo participasse da semana foi por sua forma de comunicar com o público universitário. Enquanto isso, Aleixo agradece o convite e afirma que ama trabalhar com esse público, pois “uma das crenças mais sólidas é que o elemento que determina o fim desse mundo de pecado é o ímpeto no coração de pessoas dessa idade”.

Missão como extensão

A semana de ênfase espiritual trouxe, além de mensagens espirituais, novidades: os alunos universitários podem registrar missões e voluntariados como horas de extensão. O objetivo é organizar essas horas a partir da confessionalidade, um dos valores principais da faculdade. Para incentivar a participação nos projetos, a cada dia um aluno compartilhava sua experiência em missões durante os cultos.

O pastor Danny Bravo explica que o serviço à comunidade através das horas de extensão tem muito a ver com  os valores cristãos. Por isso, a ideia é fundi-los. “Tudo converge para o mesmo lugar e, no fim das contas, é o nome de Deus que vai ser levado”, finaliza.

Para encerrar a semana de ênfase espiritual com chave de ouro, na sexta-feira aconteceu a santa ceia. Os alunos iniciaram a cerimônia do lava-pés e, logo após, ouviram a última pregação, que tinha como mensagem principal a preparação para a volta de Jesus. Para Livia Lima, o pastor convidado, embora traga temas já muito comentados, consegue abordá-los de uma forma nova e interessante.

Veja mais