Acontece no UNASP

UNASP campus Engenheiro Coelho sedia jogos da Copa do Brasil de Flag Football

O evento reuniu 10 times diferentes e contou com mais de 200 atletas participantes.

Texto: Ana Beatriz Toyota | Edição: Theillyson Lima

O UNASP campus Engenheiro Coelho recebeu a Copa do Brasil de Flag Football nos dias 5 e 6 de agosto. A competição teve 29 jogos, com participação de 10 times dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O UNASP Roosters, que representa a instituição, terminou com o vice-campeonato, conquistando a vaga para a Super Final do Brasil, que será realizada ainda este ano. 

Os jogos foram realizados no sábado a noite (5) e domingo(6), dando espaço para que as partidas acontecessem simultaneamente nos quatro campos disponíveis. O Vasco Almirantes foi o grande campeão do torneio, que decidiu quais times disputarão a grande final que irá decidir a melhor equipe brasileira do esporte. 

Mais do que esporte

Para uma instituição religiosa sabatista a maior dificuldade que o UNASP Roosters teria que enfrentar eram os jogos de sábado. Como parte da fé adventista, o time não podia participar de diversos campeonatos que tinham suas partidas nas horas de sábado.

A diretoria do time Roosters entrou em contato com a comissão diretiva da Liga Nacional de Flag Football e solicitou que os jogos da equipe fossem remanejados para o domingo ou sábado após o pôr do sol. A resposta proporcionou o evento deste fim de semana. O UNASP recebeu todos os 29 jogos e com nenhuma disputa sendo travada durante o dia de sábado, por isso a infraestrutura teve que ser remanejada para aguentar todas as competições do fim de semana. 

Sobre a organização do evento, o co-presidente do Roosters Dennys Bravo conta que foi um desafio. “A gente montou quatro campos de flag para rolar ao mesmo tempo. Com isso, quatro equipes de arbitragem, quatro materiais, quatro câmeras para filmar os jogos. Aumentou todo o tamanho do evento”, relata.

O esforço valeu a pena, o UNASP recebeu todos os atletas da região sudoeste e no fim foi classificado para a super final brasileira. “Há 11 anos, não podíamos jogar por causa do sábado. Não é só uma pessoa, um só atleta, é um time inteiro que não joga por causa do sábado e esse time é um dos melhores do estado”, reforça o atleta Matheus Miranda, jogador da defesa do UNASP Roosters.

Veja mais