Acontece no UNASP

UNASP campus Hortolândia comemora 75 anos

O campus comemora décadas de história com um fim de semana de eventos, incluindo música, cultura e gastronomia.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia celebrou seus 75 anos no último final de semana de setembro com uma série de eventos. As festividades começaram na sexta com o programa “Entre Nós”, seguido por um Culto Divino e o “Haja Luz” no sábado. No domingo, o UNASP Fest encerrou a celebração com apresentações musicais, estandes interativos e opções gastronômicas.

19 de setembro de 1949. Esse dia marcou o início da instituição que se conhece hoje. Nessa data estava sendo concluída a compra de um terreno de 142 hectares, que possuía quatro casas de tijolos, um armazém para cereais, uma casa de pau a pique e quatro mil pés de eucaliptos que, atualmente, abriga o UNASP campus Hortolândia.

O campus começou de forma modesta, mas com o passar dos anos viu seus sonhos se concretizarem. Hoje, o Colégio UNASP, unidade Hortolândia, é a maior escola de Educação Adventista do mundo. A instituição conta com cerca de 1.500 estudantes no Ensino Superior, 360 matriculados na Escola de Artes e 1.200 na Escola de Esportes, reforçando seu papel como um centro educacional de destaque e excelência.

Entre Nós

Para iniciar as programações do final de semana, na noite de sexta-feira (27) a Igreja do UNASP campus Hortolândia foi palco do programa “Entre Nós”. O evento reuniu os grupos da instituição: Tom de Vida, Tom Jovem e Entre Elas. Sob a regência de Felipe Arco, o Tom de Vida apresentou um repertório que incluiu músicas novas e inéditas, além de clássicos do grupo. Enquanto isso, o Tom Jovem, regido por Otávio Alamino e formado por alunos do Ensino Médio, trouxeram performances vibrantes que animaram o público. Já o grupo Entre Elas, também sob a liderança de Felipe Arco, destacou a contribuição feminina na música, proporcionando uma experiência diversificada.

Joabe Martins, cantor do grupo Tom de Vida e diretor dos eventos de comemoração do aniversário, expressou sua empolgação com as festividades. “O aniversário do UNASP campus Hortolândia é sempre uma correria, mas é uma correria muito boa”, declarou. Segundo ele, toda a equipe organizadora do evento se esforça para repaginar tradições antigas, enquanto também busca capturar a nostalgia desses momentos.

Recém-chegados ao UNASP campus Hortolândia, Karina Arco e Felipe Arco, diretor artístico do campus, participaram pela primeira vez das comemorações de aniversário da instituição. “Esse é nosso primeiro ano aqui e foi muito gostoso vivenciar momentos de louvor e adoração a Deus com a presença de outros grupos e artistas”, declara Karina.

Haja Luz

No sábado (28), o UNASP campus Hortolândia deu continuidade às celebrações com um Culto Divino realizado pela manhã, no Complexo Esportivo. O momento reuniu os corais da instituição e a Orquestra Sinfônica do campus em apresentações musicais. À noite, a comemoração seguiu com o programa “Haja Luz”, na igreja. O evento contou com a participação de Laura Morena e Sullivan Dutra. “A programação foi uma combinação de música e espiritualidade, fechando o dia com uma atmosfera de louvor e conexão”, diz Alana Ferreira.

Martin Kuhn e Henrique Romaneli

A cantora Laura Morena destacou a relevância de participar das comemorações do UNASP campus Hortolândia, ressaltando sua conexão familiar com a instituição. Embora nunca tenha sido aluna, seus avós maternos e seus pais se conheceram no campus, e sua família residia na região quando ela nasceu. Para ela, esse lugar “possui um significado especial em sua história”, fazendo com que sua participação nas festividades se tornasse uma experiência ainda mais emocionante.

UNASP Fest

Para finalizar as comemorações de 75 anos, no domingo (29), foi realizado o UNASP Fest. O programa, inspirado pelo antigo e tradicional IASP Aberto, reuniu música, cultura e entretenimento no Complexo Esportivo do campus. A programação durou o dia todo e contou com a presença de artistas como Vocal Livre, Sérgio Saas e Weslley Fonseca, além dos palestrantes Rodrigo Silva, Fabiana Bertotti e Odailson Fonseca.

“Foi de profunda emoção ver tantas pessoas em uma instituição adventista comemorando não apenas seu aniversário, mas também os resultados positivos que ela alcançou”, afirma o arqueólogo Rodrigo Silva durante as comemorações dos 75 anos do UNASP campus Hortolândia. Além disso, ele destacou a importância do legado, dizendo que “é a marca que deixamos para as futuras gerações e esse é o objetivo da educação adventista.”

Além das apresentações musicais, o UNASP Fest ofereceu uma variedade de opções gastronômicas, com food trucks espalhados pelo local, a fim de que os participantes pudessem aproveitar o dia sem preocupações. O evento também contou com estandes interativos e momentos de dinâmicas, proporcionando atividades envolventes para todas as idades. A celebração dos 75 anos emocionou Tuca Frank, que destacou a alegria de ver suas filhas cantando durante o evento. Ele expressou sua felicidade por reviver os tempos do IASP Aberto, ressaltando a importância do dia em sua vida e a conexão duradoura com a instituição. Para Tuca, a comemoração foi uma oportunidade única de celebrar a história da escola e os laços familiares que a cercam.

A trajetória da da instituição reflete uma evolução contínua voltada para seu propósito fundamental: educar e salvar. Segundo o diretor-geral do UNASP campus Hortolândia, Henrique Romaneli, os planos futuros são promissores, com muitos sonhos e ideais em mente. “O compromisso é manter a pregação da mensagem do Evangelho de maneira excelente, alinhando-se ao ideal da organização de oferecer sempre o melhor à comunidade”, finaliza.

Você pode acessar as fotos do UNASP Fest clicando aqui.

Veja mais