História

UNASP campus Hortolândia completa 74 de história

Histórias de ex-alunos, apresentações musicais e batismo marcam a festa do campus.

Texto: Ana Júlia Alem | Edição: Ana Clara Silveira

Neste fim de semana, o UNASP campus Hortolândia está comemorando seus 74 anos de existência. Para celebrar esta data, a instituição preparou um evento durante o culto de sexta-feira à noite e sábado de manhã. A programação contou com a participação da dupla Dilson e Débora, Coral Jovem do IASP, Orquestra Sinfônica do UNASP de Hortolândia, Tom de Vida e pastor Alacy Barbosa.

O sábado também foi marcado pelo batismo de uma aluna do Colégio UNASP unidade de Hortolândia. A aluna do nono ano, Isabela Correia, foi quem se batizou neste sábado. Ela conta que é adventista desde berço, mas estava afastada da igreja. “Neste ano, comecei a ir nos pequenos grupos, cultos na igreja do UNASP, entrei no Coral Jovem do IASP e nos Desbravadores. Logo percebi que precisava voltar para o lugar de onde eu nunca deveria ter saído”, diz.

Do Ginásio Adventista Campineiro ao UNASP campus Hortolândia

19 de setembro de 1949. Esse dia marcou o início da instituição que se conhece hoje. Nessa data estava sendo concluída a compra de um terreno de 142 hectares, que possuía quatro casas de tijolos, um armazém para cereais, uma casa de pau a pique e quatro mil pés de eucaliptos que, atualmente, abriga o UNASP campus Hortolândia. No ano seguinte, as aulas do Curso Ginasial – como era chamado o Ensino Médio antigamente – iniciaram com apenas 33 alunos.

Em 1952, já eram contadas 147 matrículas, refletindo um ritmo de crescimento do colégio. Ao fim deste mesmo ano, em 06 de dezembro, a primeira turma de alunos formou-se no antigo GAC e, muitos desses alunos foram cursar Teologia no Colégio Adventista Brasileiro, a fim de, posteriormente, tornarem-se pastores da instituição.

Apesar de seu início tímido, os anos foram se passando e os sonhos se realizando. Hoje, o UNASP campus Hortolândia possui mais de 3.500 alunos na Escola Básica, 1.500 estudantes no Ensino Superior, 400 matrículas na Escola de Artes e 1.200 na Escola de Esportes.

Alunos reunidos em frente à biblioteca do UNASP campus Hortolândia.

Luiz Mota, o atual Gerente Administrativo do UNASP campus Hortolândia, conta que chegou ao colégio em 20 de janeiro de 2008 com sua irmã e seus cinco amigos da cidade natal. “Não tem como esquecer essa data”, diz. Ele chegou para cursar o 3° ano do Ensino Médio e, assim que se formou, engatou no curso de Educação Física, que concluiu em 2012. “Como um bom filho do UNASP, continuei estudando e me pós-graduei nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas e Administração”, relata.

Segundo ele, o antigo IASP foi e continua sendo muito importante em sua vida, pois foi lá que se desenvolveu em diferentes áreas de sua vida. “Aqui encontrei minha esposa, tive meu primeiro emprego, desenvolvi minha parte artística [ex-integrante dos grupos Tom de Vida e Prisma Brasil] e acadêmica. Aqui fiz amizades que levo pra vida. Aqui continuo desenvolvendo minhas capacidades profissionais. Aqui fico mais perto de Deus”, confessa.

Cultivando a eternidade

“São 74 anos de uma história que marcou a vida de muitas pessoas e, se hoje estamos comemorando essa data, é porque homens e mulheres aceitaram o chamado de Cristo. Este, é um dos grandes colégios que não só marca a vida de pessoas, mas de uma comunidade, cidade e país como um todo. Eu tenho certeza de que os sonhos de Deus para essa instituição vêm se realizando a cada dia”, comenta o Diretor Geral do UNASP campus Hortolândia, Henrique Romanelli. 

Para Isabela, que estuda no UNASP unidade de Hortolândia desde seus quatro anos de idade, o colégio é um lugar que proporciona conforto, felicidade e paz. “Por isso decidi me batizar nesta igreja. Aqui, colecionei muitas memórias especiais e espero que muitas outras pessoas possam ter a chance de, no futuro, viver boas experiências”, relata.

Luiz Mota afirma que, com a benção de Deus, o UNASP campus Hortolândia alcançará grandes bênçãos nos próximos anos. “Tenho a certeza de que, assim como eu fui transformado por este campus, outros também serão e continuaremos fazendo o trabalho que Deus nos deu: propagar o evangelho”, comenta.

Para o futuro, Romanelli comenta que existem inúmeros planos. “Os anos que virão nos reservam grandes conquistas, assim como aconteceu nesses 74 anos. Que Deus seja o nosso grande líder e que nós possamos ser apenas instrumentos na mão dele”, termina. O diretor ainda agradece a todos que passaram pelo campus e deixaram sua marca.

Veja mais