UNASP campus Hortolândia promove “Brincando na Rua” para crianças, pais e comunidade
O evento trouxe brincadeiras ao ar livre aos pequenos, com o objetivo de estimular a interação infantil fora das telas.
Texto: Ana Beatriz Toyota | Edição: Ana Clara Silveira
Amarelinha, bambolê, pula corda e puxa-saco. Essas foram algumas das brincadeiras propostas pelo UNASP campus Hortolândia nesse domingo (16) no shopping ParkCity de Sumaré. Os alunos e docentes do curso de Educação Física realizaram a montagem e execução das recreações, que foram divididas em estandes de brincadeiras, leitura de história para crianças e uma estação de pintura promovida pela Escola de Artes.
Durante a programação as crianças puderam se divertir e aprender “fora das telas”, estimulando o desenvolvimento dos pequenos em todas as faculdades que a infância oferece. Os pais e comunidade puderam assistir o desenvolvimento dos pequenos em meio a todas as atividades propostas.
Objetivo do projeto
A iniciativa do evento veio com a ideia de que, além de brincar, as crianças também podiam se desenvolver intelectual e socialmente fora da internet e longe do celular, tablet ou computar. O “Brincando na Rua” deixou de lado os meios digitais e valorizou o convívio presencial de cada um. A diretora-geral da Escola Básica do UNASP unidade de Hortolândia, Vilma Andrade, afirma que “um dos objetivos foi resgatar o momento feliz da família, da brincadeira, do contato de Pai e filho, mãe e filho”. Ela acrescenta que “foi muito interessante porque as pessoas ficavam encantadas de ter aquela oportunidade de realmente vivenciar aquele momento ali com os pequenos”.
O estande da Escola de Artes abordou a interação das crianças não só entre elas, mas também dentro da arte. Em meio a músicas e oficinas de pintura, os pequenos puderam desenvolver a criatividade com um pouco de tinta e uma folha de papel. A professora Vilma ainda destaca, “eu pude observar a alegria no rosto dos pais motivando os pequenos a vencer os desafios. Assim, no final tinha aquele abraço gostoso, e o parabéns depois do desafio!”.
No estande de pintura, as crianças recebiam um desenho com motivos musicais para pintar. Tinham que falar o nome do instrumento na gravura e colorir a sua arte! Sobre a oficina de artes, a professora Thatiana Lucksch declara: “a arte auxilia de maneira incrível no desenvolvimento da criança como um todo. Na concentração, atenção, foco, coordenação motora fina, psicomotor, socialização, criatividade, sensibilidade, cognitivo, memória e muito mais”.
Os professores do UNASP puderam, além de entrar em contato com a comunidade, desenvolver e contribuir para a formação integral dos alunos do curso de Educação Física do campus. As atividades físicas foram dirigidas com a supervisão do coordenador do curso. Todas as ações foram acompanhadas por profissionais da área.
Confira as fotos aqui.