UNASP campus Hortolândia realiza 39° Encontro de Ex-alunos
O evento celebra os 75 anos do campus com emoção, reunindo diversas gerações em um fim de semana repleto de música e reflexões.
Texto: Ana Júlia Alem
No último final de semana, entre os dias 7 e 8 de junho, o UNASP campus Hortolândia foi palco de um evento repleto de nostalgia. Ex-alunos de diversas gerações se reuniram para celebrar o 39° Encontro de Ex-Alunos, um momento especial de reencontros, memórias e muita emoção. Este ano, a celebração teve um significado ainda maior, pois o campus comemora 75 anos de existência, com o tema “Conectando Gerações”.
O musical “Herói da Fé” foi apresentado nos dois cultos de sábado e teve uma exibição especial à noite, emocionando todos os presentes. Além disso, o programa de sexta-feira, realizado no Auditório Arlete Afonso, contou com a presença de Ronaldo Fagundes, que fez um momento de louvor e um convite à reflexão sobre redenção.
Há 39 anos, a Comissão de Ex-alunos se reuniu com o objetivo de criar algo que resgatasse e trouxesse de volta aqueles que um dia passaram por aqui. Ao trazê-los ao campus, a comissão busca mais do que simplesmente um reencontro. “Queremos impressioná-los e mostrar a eles uma nova visão do caminho do céu”, afirma o Presidente da Comissão, Evaldo Zorzim.
A tradição do Encontro de Ex-alunos
Durante o evento, ex-alunos de várias épocas se reuniram para relembrar os tempos de estudo, compartilhar experiências e renovar amizades que resistiram ao tempo. É o caso de Erenice e Daniel Baackilini, um casal que se conheceu na década de 60 e, desde então, mantêm a tradição de comparecer no evento sempre que podem.
Daniel Baacklini relembra com entusiasmo sua história com Erenice. Ele chegou ao colégio em 1965, enquanto ela chegou em 1968. Três anos depois começaram a namorar e se casaram. “Algum tempo depois, mudamos para a Europa, e em toda oportunidade que temos, voltamos aqui para o Encontros de Ex-alunos,” compartilha. Para eles, esses encontros são uma grande alegria. Erenice acrescenta que sempre chegam um pouco antes das reuniões para passear pelo campus, reconhecer os lugares e reviver as memórias.
Reunir os ex-alunos é reunir as memórias e as experiências vividas ao longo dos anos. Martin Kuhn, reitor do UNASP, destaca a importância desse reencontro para perceber a bondade e o cuidado de Deus ao longo das suas vidas. “Você vê como Deus é bom, como Ele cuida. Esses momentos de lembrança e inspiração para continuar até a eternidade”, reflete.
Herói da Fé
Combinando tecnologia, produção artística, excelência musical e inovação, o musical “Herói da Fé” retrata a história do apóstolo Paulo em um contexto contemporâneo, que facilita a compreensão nos dias atuais. O roteiro oferece uma experiência cinematográfica, alternando entre apresentações ao vivo e cenas em vídeo. A direção musical é do maestro Lineu Soares, contando com a participação do Coral Academia da Voz, da Orquestra Sinfônica do UNASP campus Hortolândia e dos solistas Weslley Fonseca, Riane Junqueira, Regina Mota, Fellype Macedo, Gabriela Castro e Mayra Guimarães.
Embora o musical retrate a vida do apóstolo Paulo, o foco não está apenas nos eventos de sua vida, mas principalmente na mensagem que ele deixou através de suas cartas. “O verdadeiro destaque de ‘Herói da Fé’ é o conteúdo teológico apresentado, que busca impactar e inspirar o público com as verdades espirituais ensinadas por Paulo”, afirma Lineu Soares.
Para Aracelli Alves, ex-aluna da instituição, assistir ao musical “Herói da Fé” foi uma experiência emocionante. Ela compartilhou que o programa a fez refletir sobre sua própria vida e sua missão pessoal. “O programa me fez refletir e reafirmar a certeza de que enquanto eu estiver neste mundo, preciso continuar sendo Paulo para as pessoas que vivem ao meu redor,” acrescenta. Ela destacou que essa reflexão a inspirou a continuar seu trabalho de forma ainda mais dedicada, levando adiante os ensinamentos e o exemplo de Paulo em sua vida cotidiana.