UNASP campus São Paulo promove Semana da Enfermagem
O evento ocorreu nos dias 8, 9 e 10 e a semana ainda contou com um dia a mais de oficinas voltado para o curso Técnico em Enfermagem.
Texto: Lana Bianchessi | Edição: Ana Clara Silveira
Para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio, o UNASP campus São Paulo promoveu entre os dias 8 e 10, a 54° semana da enfermagem. Foi um evento de integração para os alunos, com palestras, dinâmicas, sorteios, oficinas e treinamentos que contou com a presença de cerca de 250 estudantes de enfermagem.
Durou três noites de interação e foi dividido em duas partes. A primeira teve palestrantes, alguns ex-alunos da FAE (Faculdade Adventista de Enfermagem), que contaram as suas experiências e as várias atuações da enfermagem nos dias de hoje, como integralidade na atenção psicossocial e empreendedorismo na enfermagem.
A segunda parte do evento contou com a participação de alguns profissionais que transmitiram as suas experiências por meio de oficinas com conteúdos sobre urgência e emergência, saúde mental, óleos essenciais, amamentação, gestação, cuidado de feridas e enfermagem estética.
Marcos Guimarães, estudante do 3º semestre de Enfermagem, diz que “o objetivo principal foi celebrar essa data tão especial e ao mesmo tempo trazer ideias, motivações e aprendizados para futuros enfermeiros”.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Vivian Zorzim, conta que o evento é muito importante para os estudantes pois “os alunos interagem, aproveitam, convivem entre turmas e conhecem novos profissionais. Eles organizam o evento e participam das oficinas, que são em grupos pequenos para melhor aproveitamento”.
O aluno do 1º semestre de Enfermagem, Gustavo da Cunha, afirma que o aprendizado adquirido na programação fez grande diferença na vida dele e que o evento incentiva o estudante a se engajar na graduação. “Os momentos vividos e ver o empenho em aprender faz com que o aluno se sinta mais útil”, declara.
Keyla Lopes é professora de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e foi uma das palestrantes no evento. Ela ensinou sobre a inclusão e a importância dos profissionais da área da saúde saberem Libras. “Eles vão aproveitar o conteúdo para a vida, porque quando a gente trabalha empatia, interdisciplinaridade, inclusão, eles vão ser profissionais mais sensíveis e mais versáteis. Assim, vamos sensibilizar o estudante para importância de ser um profissional mais sensível, mais consciente, mais empático, que atenda todas as pessoas sem distinção e esteja apto para atuar também com pessoas com diferentes necessidades”, ressalta a professora.
O enfermeiro e ex-aluno do UNASP, Augusto Andrade, que também foi um dos palestrantes, confessa que se sentiu honrado em ser convidado para participar de uma semana tão importante para a enfermagem. “Uma sensação incrível em poder contar a minha história e mostrar novas possibilidades aos alunos presentes. Fiquei imensamente feliz em poder retornar a minha casa acadêmica, onde tudo começou”, comemora.
O estudante Marcos conclui expressando que pôde perceber o carinho dado a eles por meio da administração do evento. “Esse conteúdo me serviu como um norte para os vários caminhos que vão surgir após o fim da graduação. Por meio das palestras e oficinas, pude comprovar mais uma vez a minha área de atuação”, relata o estudante.