UNASP celebra culto de gratidão pelos 100 anos do pastor Nevil Gorski
Pioneiro do UNASP, Gorski recebeu homenagens na Igreja do campus Engenheiro Coelho.
Texto: Julia Viana | Edição: Victor Bernardo
O UNASP celebrou, no último sábado (22), um cullto especial em gratidão pela vida e contribuição do pastor e ancião Nevil Gorski. Com tema central “Uma vida de missão”, a programação foi realizada na Igreja do campus Engenheiro Coelho, e contou com louvores, entrevistas com amigos e ex-alunos e depoimentos.
Uma vida de missão
O pastor Nevil foi ex-aluno, cursando o ginásio, professor de matemática e física, atuou como diretor do Ensino Básico, diretor geral do campus São Paulo e foi o primeiro reitor no Centro Universitário Adventista de São Paulo. Além disso, contribuiiu para a criação dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Matemática e Biologia. Sua vida foi dedicada para honrar e glorificar a Deus por meio do UNASP.
Para o pastor da igreja do campus Engenheiro Coelho, Henrique Gonçalves, a celebração do aniversário do pastor Nevil na igreja é extremamente importante, não apenas como um ato de adoração e celebração pela vida como um dom de Deus, mas também para reforçar a gratidão pela forma exemplar como ele usou e continua usando seus 100 anos de vida.
“O pastor Nevil usou a vida dele durante os 100 anos e continua usando, como um ancião ativo, continua abrindo seu lar para programações da igreja, para projetos evangelísticos, continua participando das comissões, fazendo visitas. Como um testemunho para toda a comunidade que não há idade para servir enquanto há fôlego. Enquanto há vida, podemos continuar servindo o Senhor aqui nesta terra”, relata.
História inspiradora
O pastor Roberto Azevedo foi aluno do prof. Nevil no antigo IAE (atual UNASP campus São Paulo), durante o período do seu Ensino Médio. Ele conta que admirava o professor por sua inteligência, habilidade e sendo uma referência também como diretor. “O professor Nevil ficava escutando as perguntas (dos alunos). Então, ele começava a explicar com sua capacidade fenomenal de destrinchar um assunto difícil de um modo inesperado”, explica.
O amigo e pastor, Tércio Sarli, estava presente no culto e pode falar que gosta de relembrar a grande estima que têm pelo professor Nevil, com quem trabalhou por alguns anos em São Paulo. “E assim participamos das atividades dele, com muita alegria e satisfação e aprendendo sempre com a experiência dele, a maneira tão boa e cortês e amigável que tinha como professor e com seus alunos,” relembra.
Em forma de retribuição, o pastor Nevil expressou profunda gratidão e emoção pelo amor e carinho recebidos. Ele destacou que seu trabalho não foi feito para receber elogios, mas com o objetivo de cumprir sua missão e servir a Deus. “Eu fui um privilegiado e agradeço a Deus e agradeço a todos aqueles que deram seu apoio e assim a gente chegou até aqui. Portanto, pelas manifestações de carinho, o meu muito e grande muito obrigado”, agradece.