Notas Formatura

UNASP celebra a colação de grau dos cursos de tecnologia

Alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia da Computação partilham o momento com familiares e amigos.

Texto: Natália Goes | Edição: Victor Bernardo

O UNASP campus São Paulo realizou, neste domingo (15), a solenidade de colação de grau dos novos profissionais dos cursos de tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

A cerimônia contou com a presença de professores, a coordenação dos cursos, amigos e familiares para comemorar essa importante conquista acadêmica. Durante o evento, os alunos homenagearam e agradeceram aos professores e familiares pela contribuição que receberam durante o curso.

As palavras do professor Mayck Cipriano, paraninfo dos cursos, incentivaram os alunos a vencerem seus medos. “Não tenham medo do mercado de trabalho, compartilhem conhecimento. Não tenham medo de descansar e viver a família. Façam uso da tecnologia para melhorar o mundo.”

A jornada

Chegar ao momento da graduação foi uma caminhada desafiadora. Felipe Kadri, formando em Engenharia da Computação, destacou o papel das amizades no processo. “Eu fiz muitas amizades durante a graduação. Conheci muita gente, principalmente da minha sala, mas não só da minha sala”, afirmou. 

Quézia Regina, formanda em ADS, também valorizou as conexões e os eventos que marcaram sua experiência acadêmica. “Participei de momentos muito especiais, como a Semana da Computação, que me proporcionou uma imersão em novas tecnologias e me motivou ainda mais a seguir minha carreira na área”, comentou.

UNASP celebra a colação de grau dos cursos de tecnologia

Apesar dos momentos felizes, os desafios também estiveram presentes. Felipe relembra as dificuldades impostas pela pandemia. “Eu entrei na faculdade e, pouco depois, começou a pandemia. Ficamos praticamente um ano e meio no modo híbrido. Foi marcante, porque os professores continuaram dando aula, mesmo com todas as dificuldades. Além disso, minha principal dificuldade foi conciliar  trabalho, faculdade e vida pessoal”,  enfatizou.

Quézia enfrentou obstáculos acadêmicos, mas superou-os com o apoio dos professores. “O apoio dos meus professores foi fundamental, principalmente nos momentos em que tive dificuldade em algumas matérias. Eles sempre estiveram dispostos a me ajudar, e isso me alegrou muito, pois vi que, além do aprendizado técnico, também existia uma preocupação genuína com o meu desenvolvimento pessoal”, declarou.

Eduardo Queiroga, formando em Ciência da Computação, viveu situação semelhante ao conciliar trabalho e estudos.“Pedia a Deus força dos céus e resiliência, e conseguia vencer o cansaço e o sono, mas não foi um período fácil”, confessou. 

Projetos transformadores

Durante a graduação, os alunos tiveram a oportunidade de participar de diversos projetos. Eduardo Queiroga compartilhou sua experiência ao ministrar aulas extracurriculares de Lógica. “Durante os dois últimos anos da graduação, tive a honra de ser convidado pelo coordenador Laércio para ministrar aulas extracurriculares de Lógica para os alunos que estavam iniciando a faculdade”, conta.

Ele ainda aponta que esse período foi um momento de muita dedicação e superação. “Tive que desenvolver minhas habilidades de comunicação, clareza, objetividade, paciência e criatividade, para poder explicar, de forma didática, clara, leve, divertida e atraente, para os alunos”, conclui.

Além do Eduardo, a formanda Quézia Regina também foi impactada por participar do projeto de inclusão digital para idosos. “No começo, eu não sabia o quanto essa experiência seria transformadora. Muitos dos idosos tinham dificuldades em usar a tecnologia, e o desafio de ensiná-los foi grande”, conta. 

Apesar dos desafios, Quézia destacou sua satisfação em acompanhar o progresso de seus alunos. “Ver a evolução deles ao longo do tempo, especialmente quando conseguiram realizar tarefas simples, como enviar uma mensagem ou fazer uma videochamada, foi algo emocionante”, relata.

Ela concluiu falando sobre o impacto que o projeto teve em sua vida. “Essa experiência me ensinou a importância da paciência, empatia e da comunicação clara. Além disso, fui me apaixonando ainda mais por tecnologia, percebendo como ela pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a vida das pessoas e promover a inclusão social”, finaliza.

Planos para o futuro

Com a formatura, um misto de emoções toma conta dos alunos. Felipe descreve sua alegria. “Eu me sinto aliviado e me sinto realizado. É um sonho ter a graduação. Meus pais não são formados, então eu sou o primeiro da família a se formar’, contou. 

Quézia também expressou sua felicidade. “Eu me sinto muito feliz e realizada por estar prestes a me formar. Ao mesmo tempo, estou empolgada e um pouco ansiosa para as novas oportunidades que virão”, afirmou.

Eduardo comemora com gratidão essa etapa concluída. “Estou muito feliz e orgulhoso em saber que depois de tantos desafios e obstáculos consegui vencer, e alcancei esse importante passo em direção ao meu crescimento profissional e pessoal”, afirma.

Sobre os planos futuros, Felipe revelou: “quero tirar uns dois, três meses ali para ficar mais tranquilo. E depois eu vou tentar tirar algumas especializações, alguns certificados, fazer alguns cursos”, confessa.  Já Quézia compartilha um desejo semelhante. “Após a formatura, meu plano é continuar me aprimorando na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, buscando uma oportunidade de trabalho que me permita aplicar o conhecimento adquirido na faculdade. Além disso, eu também tenho o desejo de, em algum momento, contribuir com projetos sociais na área de tecnologia ou iniciativas de inclusão digital, algo que me marcou bastante durante a faculdade”, revela.

Novo começo

A formatura simboliza o início de uma nova jornada profissional para os alunos formandos, repletas de desafios e oportunidades, com os alunos prontos para aplicar as competências adquiridas durante o curso.

O discurso do professor Mayck Cipriano, reforçou o papel essencial dos profissionais de tecnologia em um mundo cada vez mais digitalizado e destacou a missão do UNASP de formar cidadãos éticos e competentes.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os formandos e famílias.

Veja mais