Notas Formatura

UNASP celebra a formatura de MBA em liderança

Uma iniciativa do departamento de Recursos Humanos que visa formar líderes de qualidade.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP promoveu a colação de grau dos 93 líderes formandos do MBA em Liderança, Desenvolvimento e Gestão de Talentos na última quinta-feira (07). A cerimônia foi realizada no Auditório da Reitoria, em Engenheiro Coelho, e reuniu amigos e familiares que, em meio a sorrisos e lágrimas de emoção, comemoram mais uma conquista profissional.

O MBA faz parte de um programa mais amplo chamado “Programa de Desenvolvimento de Lideranças” (PDL), com duração de 18 meses. Ele é uma iniciativa proposta pelo departamento de Recursos Humanos que visa democratizar aos líderes maiores conhecimentos relacionados à liderança, desenvolvimento e gestão de talentos, para que assim, possam identificar novas habilidades e preparar novos líderes para a instituição.

Líderes comemoram nova conquista acadêmica. Foto: AICOM

Todos os líderes de departamentos do UNASP, mesmo que não tivessem relação direta com a parte acadêmica, tiveram a oportunidade de realizar a pós-graduação. “O objetivo é que todos possam se perceber e se desenvolver como líderes. A partir disso, você consegue desenvolver aqueles que estão ao seu lado”, explica o diretor-geral da Pós-graduação Lato Sensu e Educação Executiva, Luís Henrique dos Santos.

As experiências dos líderes

A supervisora do Mercado UNASP campus Hortolândia, Gláucia Esteves, conta que, com o PDL aprendeu que quando se lidera um grupo, não se pode pensar apenas em cumprir metas ou objetivos, e sim em formar pessoas. “Com isso, você faz com que o funcionário trabalhe motivado e se desenvolva cada dia mais”, lembra.

Para a assistente executiva da pró-reitoria de graduação do UNASP, Amanda Cruz, a atualização profissional e a troca de experiências são fundamentais no ambiente de trabalho. “É muito bom fazer parte desse time e poder ver o comprometimento de todos com o desenvolvimento profissional. A cerimônia de formatura certamente adicionou um toque especial à experiência”, celebra.

O gerente administrativo do UNASP campus Hortolândia, Luiz Mota, comenta que o MBA foi muito importante, porque além de aumentar o conhecimento acadêmico, também promove uma interação entre os campi, onde puderam aprender com as experiências de outras pessoas. “Criar novos vínculos de amizade e profissionais facilitaram nosso entendimento de como o UNASP funciona e como podemos servir melhor ao nosso propósito”, conclui.

Uma garantia do futuro

Para o diretor-geral da Pós-graduação, Luís Henrique, o maior benefício é que os chefes de setor começaram a se enxergar como líderes, de fato. “Agora, eles entendem a responsabilidade que têm de desenvolver outras pessoas que, no futuro, serão a liderança da instituição”, afirma.

Ele termina dizendo que o MBA em Liderança, Desenvolvimento e Gestão de Talentos fortalece a continuidade da Instituição Adventista, uma vez que forma pessoas que formam novos líderes e assim por diante. “Assim, vamos cuidando bem da instituição até que Jesus volte”, conclui.

Veja mais