Notas Formatura

UNASP celebra conquista dos formandos dos Cursos de Engenharia

A cerimônia celebra o encerramento de uma etapa acadêmica e marca o início de novas jornadas profissionais para os formandos.

Texto: Natália Goes | Edição: Theillyson Lima

O UNASP campus Engenheiro Coelho viveu uma tarde de alegria com a colação de grau dos alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Agronômica. O evento reuniu formandos, familiares e amigos, marcando o encerramento de uma etapa acadêmica e o início de novas etapas.

O coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, Lucas Barbosa, expressou felicidade ao formar mais turmas. “Essas turmas representam o equilíbrio perfeito entre técnica e humanidade. Foram anos acompanhando o crescimento não só de futuros engenheiros competentes, mas também de pessoas resilientes, dedicadas e solidárias”, destacou.

Para ele, a formatura é um marco de grande significado. “É um momento de celebração, mas também de reflexão sobre os desafios superados e as conquistas alcançadas ao longo da trajetória acadêmica”, acrescentou.

No mesmo sentido, o coordenador Walter Augusto, do curso de Engenharia Agronômica, destaca que esse momento é “mais uma etapa vencida e vitória conjunta dos alunos, professores e da equipe administrativa”, aponta.

O coordenador Lucas Barbosa ainda ressaltou a importância das turmas em sua jornada como educador. “O esforço, a união e a paixão pelo conhecimento dessas turmas marcaram profundamente o meu compromisso com a educação e renovaram, a cada dia, meu propósito como educador”, revelou.

Walter Augusto, fala com carinho dos formando de agronomia. “Essa turma sempre foi uma das mais participativas nos eventos do curso, liderando Programas de Extensão Universitária, organizando Dias de Campo, semanas especiais do curso e atuando ativamente em vários programas empreendidos pelo curso de Engenharia Agronômica”, destacou. Ele concluiu falando que a turma tem  “80% de empregabilidade”, finalizou.

Lucas Barbosa também deixou uma mensagem inspiradora aos formandos. “Construam soluções eficientes e sustentáveis, unindo técnica e ética. Sejam inovadores, resilientes e valorizem as pessoas em cada processo e projeto. O mundo precisa de engenheiros que equilibram produção, qualidade e responsabilidade”, aconselha.

Experiências pra vida

O UNASP proporciona aos alunos experiências pra vida, a formanda do curso de Engenharia de Produção, Érika Moreira, destacou o papel das amizades ao longo da graduação. “A parceria dos meus colegas de classe me marcou. Minha turma é bem unida e, muitas vezes, foram eles que me animaram a ir para a aula, me incentivaram a estudar mais e me consolaram nos momentos difíceis. Ter esses colegas de classe deixou tudo mais leve”, afirmou.

Para Érika, a formatura é um marco significativo. “Esse significa uma vitória, uma missão cumprida e a alegria de, em meio a altos e baixos, concluir essa etapa tão importante na minha vida”, declarou.

Ela também ressaltou o apoio da instituição durante os anos de graduação. “O cuidado e atenção da coordenação do curso para com os alunos foram essenciais. Ter o coordenador acessível e as secretárias sempre dispostas a ajudar fez muita diferença. Além disso, participar da empresa júnior do curso me garantiu mais experiência, conhecimento e visibilidade”, completou.

Novos rumos

A formatura também marca o início de uma nova jornada para o formando Matheus Méier, que refletiu sobre o significado dessa conquista. “Esse momento é muito importante pra mim, porque ele reflete todo o esforço e dedicação que tive durante esses cinco anos. Significa uma etapa concluída com sucesso, na qual não apenas alcancei meus objetivos, mas me desenvolvi a cada dia academicamente, espiritualmente e como pessoa”, destacou.

Sobre os planos para o futuro, Matheus prometeu que pretende seguir os planos de Deus.  “Continuarei na empresa a qual estive estagiando nesse ano de 2024. Lá aprendi muito sobre a prática da Engenharia Civil e vejo que é uma área que ainda posso me desenvolver muito. Futuramente, pretendo trabalhar em alguma associação adventista na obra de Deus, caso essa seja a vontade Dele”, revelou.

Professores e gestores do UNASP parabenizaram os alunos e falaram sobre a importância do trabalho ético e responsável em suas futuras atuações. A solenidade foi marcada por homenagens, agradecimentos aos professores e familiares. O discurso foi proferido pela aluna Thayná Adami que disse: “Logo mais, senhoras e senhores, nós seremos apresentados como os mais novos engenheiros agrônomos do estado de São Paulo. Um título que carrega em si uma imensa responsabilidade, mas também um sonho. O nosso sonho de transformar o mundo.”

Com técnicas aprendidas e valores construídos através dos anos, os formandos agora se preparam para enfrentar desafios que vão desde grandes construções urbanas e otimização de processos industriais até a promoção de práticas agrícolas modernas e sustentáveis. A formatura marca a transição dos alunos para o início na vida profissional.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os formandos e famílias.

Veja mais