Notas Formatura

UNASP forma novos especialistas em Enfermagem Obstétrica

Turma formada por 12 alunos conclui percurso marcado por especialização, assistência humanizada e superação pessoal.

Texto: Victor Bernardo

O UNASP campus São Paulo realizou, neste domingo (7), a formatura da pós-graduação em Enfermagem Obstétrica, reunindo 12 novos especialistas. O curso, pioneiro e com mais de 30 anos de história, é reconhecido pela qualidade da formação e pela contribuição à assistência humanizada à saúde da mulher.

Formandas da pós-graduação celebram nova etapa concluída. Foto: AICOM

A coordenadora do programa, Aline Zorzim, há nove anos à frente da especialização, enfatiza que escolher atuar na área da saúde exige atualização constante e compromisso com a excelência.

“Quando a gente escolhe qualquer profissão, mas especificamente na área da saúde, a gente tem o compromisso de se manter atualizados e oferecer a melhor assistência. A pós-graduação é essencial, porque nos possibilita ampliar e nos especializar numa área específica e promover o melhor cuidado”, afirma.

Ela destaca que a enfermagem obstétrica acompanha a mulher desde a gestação até o pós-parto, o que demanda conhecimento técnico aprofundado e atuação baseada em evidências científicas.

“É uma responsabilidade muito grande. O enfermeiro obstetra atua diretamente na assistência pré-natal, assistência ao parto e assistência pós-parto. Para isso, é preciso dominar as técnicas mais recentes e agir de acordo com as evidências mais atualizadas. O UNASP garante essa formação com seriedade e compromisso, formando mais de mil enfermeiras obstetras ao longo de três décadas”, completa.

Jornada marcada por superação

Entre as formandas, histórias de determinação também marcaram a cerimônia. Talia Silva destacou a emoção de concluir uma trajetória que exigiu coragem, deslocamentos e recomeços.

“É um sentimento de gratidão e de superação, porque é conquistado. Não é fácil deixar a minha família, sair de um plantão para outro. E hoje, estar aqui com esse certificado, é saber que eu acreditei, e deu certo. Estou muito feliz”, celebra.

Talia relembra que a primeira tentativa no curso não deu certo, mas a experiência no UNASP a motivou a persistir: “eu não desisti. Comecei de novo. Isso me ajudou a ter outro olhar, a me aprofundar no conhecimento, com professores maravilhosos e conteúdo que a gente realmente precisa. O UNASP me tornou a obstetra que eu pretendo seguir sendo na carreira. É só sucesso daqui para frente.”

Tradição e impacto social

Com uma matriz curricular robusta, estágio supervisionado e ênfase em práticas baseadas em evidências, o curso de Enfermagem Obstétrica do UNASP se consolidou como referência na formação de profissionais para atuação em hospitais, maternidades e casas de parto. Ao longo de mais de três décadas, contribuiu para fortalecer o cuidado humanizado e ampliar o protagonismo da enfermagem nas políticas de atenção à saúde da mulher.

A cerimônia deste domingo reafirmou essa missão: formar profissionais capazes de transformar realidades, acolher famílias e garantir segurança na gravidez.

Veja mais