Notas Formatura

UNASP celebra formatura dos cursos de Letras, Pedagogia e Tradutor e Intérprete

Preparados para o mercado de trabalho, os formandos relembram os desafios desse ciclo.

Texto: Victor Bernardo | Edição: Theillyson Lima

Marcando o encerramento das formaturas de 2023, o UNASP campus Engenheiro Coelho realizou na noite de domingo (17) a cerimônia de colação de grau dos alunos de Letras, Pedagogia e Tradutor e Intérprete. Nesse momento de emoção, familiares e amigos prestigiaram os formandos em uma noite marcante para suas trajetórias profissionais.

O Pró-reitor de Graduação da instituição, doutor Edilei Lames, ficou responsável pelas palavras iniciais, e agradeceu a presença das autoridades, professores, amigos e familiares dos formandos na formatura. “Desejo aos nossos egressos um profícuo trabalho, muita paz e prosperidade”, almejou.

Momentos inesquecíveis

A professora Creriane Lima é coordenadora dos cursos de Letras e Tradutor e Intérprete, e destaca que a formatura é um divisor de águas e um momento inesquecível na vida de cada um dos alunos.

Ela também fala sobre a confessionalidade da instituição, lembrando a importância da gratidão neste momento: “Temos só gratidão a Deus pelas vitórias desses alunos e certeza de que Ele continuará abrindo as portas para eles servirem de forma ainda mais ampla, cuidando da fé de cada um.”

A coordenadora de Pedagogia, professora Luciene Dornelles, também fala sobre a importância da gratidão a Deus e destaca a relevância do trabalho dos novos pedagogos após a formatura. “Os alunos estão se formando numa área em que servirão diretamente na missão de trabalhar com pessoas em formação, e mostrarão às crianças e adolescentes o mundo de uma perspectiva cristã”, reforça.

Luciene ainda destaca a alta empregabilidade do curso, explicando que todos os alunos já receberam propostas de emprego na área.

Superando os desafios no caminho

A formanda Joyce Santos, que está completando a graduação em Letras, conta que o momento mais marcante foi o início do curso, por conta da pandemia. “Logo de cara, eu gostei muito do curso. Só que eu comecei em 2021, a gente estava numa pandemia, eu me mudei para Engenheiro Coelho, mas era externa. Foi muito desafiador”, relembra.

Ela conta que os problemas reforçaram a união da turma, fator que foi muito importante na superação dos desafios ao longo desses anos de graduação.

Antes de entrar no mercado de trabalho, Joyce explica que pretende ter outras experiências para enriquecer seu currículo: “Eu pretendo primeiro ir para a missão, ter mais experiências. Assim, quando eu for trabalhar, vou poder ajudar meus alunos ainda mais.”

Para Lucas Viana, que conclui o curso de Tradutor e Intérprete, o momento é de gratidão. “Várias foram as vezes que me perguntei se estava no caminho certo, se era isso que deveria estar fazendo, mas agora, ao olhar pra trás, não faria nada diferente. Tudo ocorreu da forma que tinha que ser”, explica.

Entre os vários agradecimentos, Lucas destaca o papel da avó, Odete, na realização desse sonho: “Ela me criou desde pequeno e me apoiou em toda essa jornada. Nos mudamos de Pernambuco para São Paulo, com uma nova rotina e novos desafios. O homem que sou hoje é graças a ela.”

Voem alto

A canção “Veja-me Voar”, que celebra as formaturas no UNASP, também foi apresentada no evento. A música é sinônimo de vitória e gratidão pela etapa concluída, destacando a importância das pessoas que fizeram parte desse ciclo ao lado dos alunos. 

A letra vai de encontro com a mensagem da coordenadora para seus alunos: “Voem, meus queridos, voem alto entre as nuvens, entre as estrelas e cruzem tempestades, com o horizonte à frente”, almeja Creriane.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais