Cultura e Ciência

UNASP campus Engenheiro Coelho celebra aula inaugural do Mestrado em Teologia

O programa é um marco para a formação acadêmica e teológica da instituição.

Texto: Eduardo Reymond | Edição: Victor Bernardo

O UNASP campus Engenheiro Coelho celebrou a aula inaugural do Mestrado em Teologia na última terça-feira (25). A cerimônia marcou o início do programa, após a aprovação governamental, no ano passado. O Mestrado surge como mais um passo importante para consolidar a instituição como referência na formação acadêmica teológica no Brasil.

Alunos e professores do Mestrado em Teologia se reúnem em aula inaugural. Foto: AICOM
Alunos e professores do Mestrado em Teologia se reúnem em aula inaugural. Foto: AICOM

O coordenador do curso, doutor Vanderlei Dorneles, expressou sua alegria com a realização: “Nos dá a credibilidade e a oportunidade de avançar em pesquisa e entrar no cenário nacional de pesquisa teológica através do UNASP. Também tivemos o privilégio de ter a presença do professor Bimar Moraes, representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) conosco, apoiando essa inauguração”, destacou.

Com a inauguração do Mestrado, o UNASP ganha mais relevância acadêmica no cenário nacional, especialmente na área teológica. 

Importância da produção de conhecimento em Teologia

A importância e alegria dessa inauguração também foi destacada pelo Reitor do UNASP, doutor Martin Kuhn. “A área de Teologia é fundamental na história do colégio. Ter um Mestrado em Teologia é muito significativo, pois a Teologia é o principal curso do campus, que contribuiu para a formação de líderes e profissionais qualificados para essa instituição”, afirmou o reitor.

O novo curso também impulsiona o UNASP rumo ao objetivo de se tornar uma universidade. A implementação desse programa significa que é preciso apenas mais um curso de doutorado para que seja possível pleitear esse status junto ao Ministério da Educação (MEC). “Esse passo solidificará o rumo do UNASP para se tornar uma universidade”, termina Kuhn.

O Mestrado em Teologia traz também oportunidades para o crescimento ministerial. Tiago Stabenow, aluno do curso, compartilha: “Nós desenvolvemos um ministério chamado Adventismo Vivo, com 120.000 inscritos, e procuramos levar a Teologia de maneira compreensível para que as pessoas tenham informações bíblicas sólidas e transformadoras.” Para ele, participar do curso é uma oportunidade de servir à Igreja e à comunidade.

Esta ocasião também foi um momento de reencontros. Guilherme Manhães, ex-aluno do UNASP, se sente feliz ao retornar à instituição para o Mestrado. “É gratificante ter a oportunidade de retornar à instituição onde me graduei em Teologia para subir mais um degrau na minha jornada acadêmica e pastoral. Participar deste momento histórico é especial para mim e para a instituição”, expressa.

Com a inauguração do Mestrado em Teologia, o UNASP consolida seu papel de formar teólogos de excelência, ampliando sua relevância acadêmica e se firmando como um centro de referência para a teologia adventista no Brasil.

Veja mais