UNASP campus São Paulo comemora formatura da segunda turma de Direito
Antigos colegas de classe, agora profissionais da área, comemoraram o encerramento da jornada acadêmica, repletos de expectativas para o futuro.
Texto: Gabrielle Ramos | Edição: Victor Bernardo
O UNASP campus São Paulo celebrou a segunda formatura do curso de Direito neste domingo (15) às 18h. O momento solene reuniu os alunos formandos, suas famílias e professores em alegria pela conquista.
A formatura dos alunos representa um marco significativo tanto para os formandos quanto para o curso. “Essa conquista reflete a qualidade da formação acadêmica oferecida, o comprometimento dos alunos e a relevância do curso na formação de novos advogados, juízes, promotores e outros profissionais do Direito”, afirma o professor paraninfo da turma, Carlos Hees.
Trajetória de conquistas
A formanda em Direito Sharla Sudário, natural de Boa Vista, Roraima, conheceu o UNASP por meio dos retiros organizados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em sua cidade. Inspirada pelas histórias de superação de pessoas que conseguiam arrecadar recursos para realizar o sonho de cursar uma faculdade, ela sempre desejou fazer parte desse grupo.
Ao final do ensino médio, Sharla optou por cursar Psicologia em sua cidade natal. Contudo, após alguns semestres, decidiu recalcular sua trajetória e dar uma chance ao sonho que ainda guardava no coração. Alguns anos depois, conseguiu uma bolsa do ProUni para o curso de Direito no UNASP. “Vendi tudo o que eu tinha, coloquei minha vida em duas malas e saí de Boa Vista com uma passagem só de ida e um sonho”, relembra.
O caminho até a formatura foi repleto de desafios. Além de enfrentar dificuldades para conseguir um emprego, Sharla também teve que lidar com o impacto da pandemia, que trouxe incertezas e exigiu, mais uma vez, mudança de direção. “Depois de todos esses anos eu só consigo agradecer pela proteção divina e pela possibilidade de me graduar no lugar que eu só via em fotos”, compartilha.
Futuro à espera
A aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, a ética profissional, o testemunho dos valores cristãos e o compromisso com a justiça fazem parte das expectativas dos professores de Direito para os alunos formandos.
Matheus Máximo já está aprovado na OAB e também planeja buscar uma nova formação para complementar a sua carreira. “Tenho um grande desejo de me tornar cientista e ajudar as pessoas”, compartilha.
A experiência na docência acadêmica também é um desejo do professor Carlos Hees para os alunos. “Que eles contribuam para a comunidade acadêmica e participando de eventos, cursos e iniciativas que fortaleçam o vínculo entre os ex-alunos e a faculdade”, expõe
Em discurso, Sharla, oradora de sua turma, finalizou lembrando a seus antigos colegas de classe, agora colegas de profissão, que eles carregam não apenas o conhecimento, mas a responsabilidade de o utilizar para transformar o mundo. “O diploma não é apenas um reconhecimento pessoal, mas um compromisso que assumimos com a justiça, a ética e a sociedade”, concluiu.
Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.