Acontece no UNASP

UNASP conquista primeiro lugar em ranking de tênis de mesa

A equipe do campus Engenheiro Coelho assumiu a liderança de medalhas na Liga Metropolitana em Votorantim.

Texto: Raíssa Oliveira | Edição: Gabrielle Ramos

O time de tênis de mesa do UNASP campus Engenheiro Coelho conquistou o primeiro lugar no ranking de medalhas da Liga Metropolitana de Tênis de Mesa da cidade de Votorantim. No total, a equipe subiu ao pódio nove vezes, conquistando quatro medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze. 

O professor e treinador Walter Quiaper enfatiza que o ranking mostra um trabalho bem executado pelos atletas em conjunto, já que é a segunda etapa seguida que a equipe consegue ocupar o primeiro lugar deste pódio. “Isso coroa uma campanha de um ano inteiro, foram nove etapas até aqui. Pra gente é muito legal e bom saber que o trabalho deu certo”, compartilha. 

História por trás das medalhas

Daniel Gimenez está entre os atletas que conquistaram a medalha de ouro na última etapa. Apenas neste ano, participou de três campeonatos e conquistou ouro em dois deles. Já para o próximo, irá viajar para participar do campeonato brasileiro em Blumenau. Ele conta que as expectativas são altas, além da oportunidade de ganhar experiências. 

O atleta começou a jogar na equipe quando tinha 65 anos, incentivado pelo professor por gostar de jogar ping-pong quando era mais novo. Atualmente, com 72 anos de idade, continua participando ativamente dos campeonatos na sua categoria e sonha por mais. “É muito legal, e agora, vamos ver se Deus ajuda para a gente continuar jogando”, comenta. 

Proposta e objetivo do time  

A equipe é composta por atletas do Colégio UNASP unidade Engenheiro Coelho, Ensino Superior e comunidade. Atualmente, conta com cerca de 30 pessoas, com uma média de 20 participando das últimas etapas. “A nossa ideia é promover mais o nosso esporte aqui, atrair mais pessoas para a nossa cidade para se envolverem com a nossa modalidade, isso vai ser muito importante para a gente. Mas o processo foi difícil, foi um crescimento e uma luta”, destaca o professor que compartilha um desejo de sediar etapas da liga em Engenheiro Coelho no próximo ano.

Daniel também destaca o propósito espiritual que guia a equipe. Durante algumas partidas, eles distribuem livros ao público presente e realizam momentos de oração antes dos jogos.

Agora, a equipe aguarda o dia 30 de novembro, quando mais de 50 clubes do interior de São Paulo estão reunidos para saber o resultado das premiações gerais da temporada com base nas competições.

Veja mais