UNASP é sede do 2º Simpósio de Fundamentos Bíblicos de Ensino
A segunda edição do simpósio é realizada em conjunto com o 10º Seminário de Integração Fé, Ensino e Aprendizagem.
Texto: Eduardo Reymond | Edição: Victor Bernardo
O UNASP campus Engenheiro Coelho sediou a segunda edição do Simpósio de Fundamentos Bíblicos de Ensino, realizada na última quinta-feira (18) em conjunto com o 10º Seminário de Integração Fé, Ensino e Aprendizagem. Promovido pela Divisão Sul Americana (DSA), o Simpósio, foi repleto de palestras e mensagens que reafirmaram os valores bíblicos-cristãos na Educação Adventista, bem como os princípios que regem esse sistema de ensino.
O organizador do evento, pastor Francislê Neri, explica o que aconteceu nos anos anteriores. O primeiro Simpósio de Integração Fé, Ensino e Aprendizagem aconteceu em 2022 no Peru. Ao final do Simpósio, a DSA desafiou os líderes a fazerem o segundo simpósio sediado pelo UNASP. Com a finalidade de “comunicar os dois braços da educação – a Teologia e o Ensino – para cumprir o seu propósito”.
O organizador do Simpósio e professor de Teologia, Rodrigo Follis, explicou que “os principais grupos beneficiados são os pastores, professores, alunos e líderes de maneira geral. Temos uma rede de educação muito grande e milhares de alunos, por enfatizar o propósito da fé é essencial”.
Importância e Objetivo do Simpósio
Esse Simpósio teve por objetivo fortalecer, relembrar e reafirmar os valores da educação adventista para os alunos, professores e líderes da rede adventista de ensino. Pois, “a verdadeira educação se resume em restaurar a imagem de Deus no ser humano, educação e a redenção são as mesmas coisas”, exprime a professora, Ellen Rodrigues.
O Departamental de Educação da DSA, pastor Antônio Marcos, afirma: “O tempo passa, a rede cresce, nós contratamos novos educadores, e assim é fundamental esse tipo de evento para reafirmar nossos valores. Não existe educação adventista sem a integração Fé e Ensino”. Ele explica que desde o seu início, essa educação teve e tem por propósito formar alunos academicamente e profissionalmente. Mas, ao mesmo tempo, desenvolver neles um caráter segundo os princípios bíblicos-cristãos.
O estudante de Teologia, Allan Sleyter, comenta sobre sua experiência como participante: “foi algo muito relevante e pertinente, é sempre importante manter em vista aquilo focalizamos e cumprir com seus objetivos”. Os alunos entram em contato com os assuntos relacionados à integração de todos os aspectos da educação adventista e sua missão. O grande ponto do evento é explorar soluções práticas para consolidar a cosmovisão bíblico-cristã no cerne da educação.