Acontece no UNASP

UNASP elege novos diretores espirituais

Juventude e experiência definem o perfil dos novos líderes espirituais de São Paulo e Hortolândia.

Texto: Fernanda Reis | Edição: Ana Clara Silveira

O Centro Universitário Adventista de São Paulo, o UNASP, elegeu novos diretores espirituais dos campi Hortolândia e São Paulo. A iniciativa visa o aperfeiçoamento e objetiva fortalecer a missão e o crescimento espiritual da instituição. Para a função de diretor de desenvolvimento espiritual do UNASP campus São Paulo, assume o pastor Hedmur Carvalho, sucedendo o pastor Maquir Oliveira que assume como diretor interno do IABC, em Abadiânia (GO). Já no UNASP campus Hortolândia, o pastor Patrick Ferreira assume como diretor de desenvolvimento espiritual substituindo o pastor Sérgio Klein que agora agrega a equipe de preceptores do UNASP campus Engenheiro Coelho.

Conheça o pastor Hedmur

Hedmur Carvalho se formou em Teologia em 2014 e, no ano seguinte, cursou pós-graduação na área de aconselhamento familiar. Em 2016, foi convidado a trabalhar como diretor associado do Departamento de Publicações da Associação Paulista Central. Logo após, atuou três anos como pastor assistente da Igreja Adventista Central de Campinas e, recentemente, atuava como pastor assistente da Igreja do UNASP campus Engenheiro Coelho. Hedmur é casado com a fonoaudióloga Isadora Altero Longo Carvalho. O casal tem um filho chamado Ruben Altero Carvalho.

O pastor reafirma o seu compromisso, que é desenvolver o caráter e a imagem de Jesus Cristo em todos os alunos e funcionários da instituição. “Meu sonho é ver o Espírito Santo protagonizando as mudanças verdadeiras e permanentes em cada vida. Meu sincero desejo e oração é que sejamos conhecidos por amarmos a Cristo e Sua missão nesse mundo”, afirma.

Conheça o pastor Patrick

Natural de Colatina, ES, o pastor Patrick Ferreira se formou em 2008 em Teologia no SALT-IAENE e em Pedagogia, pela Faculdade Adventista da Bahia no mesmo ano. Possui Pós-graduação em Gestão Educacional e em Capelania Escolar. É mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2016) e Doutor em Educação pela PUC-SP. 

Patrick, trabalhou na Associação Sul Espírito Santense como capelão e pastor distrital em Guaçuí. Em seguida, recebeu chamado para atuar como Coordenador de Capelania na Associação Paulista Leste, onde também foi capelão durante cinco anos. 

Na Associação Paulista Leste, também foi pastor do Espaço Novo Tempo Santana e nos distritos de Jardim Rincão, Mandaqui, Pirituba e, até então, era pastor do distrito de Lauzane Paulista na zona norte de São Paulo. Ele é casado com a fisioterapeuta Jacqueline Ferreira, e eles têm um filho chamado Nícolas. Patrick será responsável pela pastoral do Ensino Superior e Educação Básica, juntamente com uma equipe de outros três capelães.

Sobre o novo desafio, o pastor assegura que está motivado e que tem uma missão. “Mobilizar alunos, professores e funcionários para fazer novos discípulos e auxiliar a instituição a cumprir a grande comissão”, afirma.

Foco na missão

De acordo com o pró-reitor de desenvolvimento espiritual Wendel Lima, a nomeação dos pastores é parte essencial do foco da instituição na confessionalidade, missão e nas mudanças pelas quais passam as instituições. “É necessário que a gente tenha na liderança espiritual do campus pessoas que enxerguem oportunidades missionárias e que tenham a habilidade de estabelecer relações, mobilizar suas equipes e construir pontes entre os serviços prestados e oportunidades de testemunho”, pondera o pastor Wendel.

O diretor geral do campus Hortolândia Henrique Romaneli reitera que no momento é importante ter um líder espiritual que entenda a realidade, o momento e a história da escola, porque isso vai fazer com que os projetos tenham intencionalidade com os alunos, docentes, funcionários e visitantes. “Nosso foco institucional é fazer com que não só a comunidade adventista usufrua dos nossos espaços, mas que todos aqueles que confiam na nossa instituição sejam beneficiados independente da sua confissão religiosa”, salienta.

No campus São Paulo, o diretor Afonso Cardoso reafirma a importância da liderança espiritual enquanto instituição confessional. “Todo rebanho precisa de um pastor. Todo sistema educacional pressupõe uma antropologia. Nosso conceito de ser humano, portanto de aluno, está na Bíblia. A pastoral tem a nobre responsabilidade de sempre nos lembrar e nos alimentar dessa cosmovisão nas nossas práticas de educação e formação acadêmica”, reforça. 

Os pastores Patrick Ferreira e Hedmur Carvalho integrarão o time pastoral juntamente com o pastor Danny Bravo em Engenheiro Coelho e Erick Lima da Educação Adventista a Distância.

Veja mais