Cultura e Ciência

UNASP lança e-book “Play & Pray: missão e evangelismo na era dos games"

Comunicação, missão e novos projetos são temas principais no lançamento.

Texto: Natália Goes | Edição: Theillyson Lima

A Cátedra Williams Costa Jr de Comunicação e Religião do UNASP campus Engenheiro Coelho lançou nesta quinta-feira (31) o e-book “Play & Pray: missão e evangelismo na era dos games”. O lançamento foi realizado durante o encontro do departamento de comunicação da General Conference da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD).

Erick Lima, coordenador adjunto da Cátedra fazendo o lançamento do e-book Play & Pray. Foto: Natália Goes
Erick Lima, coordenador adjunto da Cátedra fazendo o lançamento do e-book. Foto: Natália Goes

O e-book foi desenvolvido pela Cátedra e traz o início de uma recente modalidade de evangelismo, os games. No livro, é possível entender como o cristão pode usufruir dos games de maneira saudável. Além disso, traz reflexões e aplicações a respeito da contribuição dos games para o cumprimento da missão.

O gerente de projeto do Heroes, Jef Nascimento, fala sobre a importância dos colaboradores conhecerem os projetos da Cátedra. “Todo trabalho de desenvolvimento de pesquisa tem sido feito em jogos. Essa parceria vem para mostrar para a galera que trabalha, como o trabalho tem sido desenvolvido aqui pela Cátedra. Assim, eles percebem que a igreja tem um interesse em investir, em estudar e melhorar a maneira de utilizar os jogos como missão e educação bíblica”, afirma.

Cátedra Williams Costa Jr.

A Cátedra Williams Costa Jr. de Comunicação e Religião é um espaço do Departamento de Comunicação da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia dentro do UNASP campus Engenheiro Coelho. Nela são feitas pesquisas e existem projetos que são conduzidos com investimento da Associação Geral.

Esse centro de pesquisas trabalha com eventos de formação de alunos e professores, visando sempre objetivos e estratégias do Departamento de Comunicação da Associação Geral.

Através da Cátedra os alunos são impulsionados a criar produtos, realizar pesquisas e desenvolver habilidades que atendam as demandas e necessidades da Associação Geral. “À medida que o aluno avança em sua formação acadêmica pode se envolver nessas práticas que irão ajudá-lo a se tornar um profissional completo”, aponta Érick Lima, coordenador adjunto da Cátedra.

Allan Novaes, coordenador geral da Cátedra, falando sobre os projetos. Foto: Natália Goes

Pesquisas em andamento

Assim como o e-book Play & Pray foi uma das pesquisas realizadas pela Cátedra, existem três pesquisas em andamento. A primeira é a produção de um artigo científico analisando o uso dos termos games, jogos e análogos nos textos de Ellen White.

Outra pesquisa que está em desenvolvimento é um levantamento, um inventário de todos os jogos já lançados pela Igreja Adventista desde a década de 1930 até hoje em língua inglesa e língua portuguesa. “Esse é um projeto que estamos fazendo em parceria, uma pesquisa com o mestrado em educação e um dos alunos do mestrado em educação está desenvolvendo esse projeto”, relata Allan Novaes, coordenador geral da Cátedra. 

E por fim, a terceira pesquisa em andamento é a publicação de uma análise sobre o capítulo Recreação do livro Educação, que faz 120 anos este ano, escrito por Ellen White. A publicação da análise será feita através de um capítulo do livro chamado “Educação Revisitando o Clássico de Ellen White”. “Nesse livro a gente faz uma introdução crítica e um guia de estudo para o livro da Educação que nós iremos lançar no ano que vem pela Unaspress”, frisa Novaes.

Savepoint- Ludoteca e Gamelab

A Savepoint- Ludoteca e Gamelab é um espaço presencial no UNASP campus Engenheiro Coelho. O espaço faz parte da Cátedra Williams Costa Jr. de Comunicação e Religião e contém jogos cristãos que são usados para lazer dos alunos durante as tardes de sábado. 

A ludoteca também é aproveitada pelos professores do Colégio UNASP que utilizam o espaço como uma estratégia de gamificação da aprendizagem. Os jogos fazem parte das aulas e tornam-se ferramentas para o ensino.

Sonhos e perspectivas

Sobre os projetos e perspectivas para o futuro a Cátedra já tem planos traçados. Uma dessas perspectivas é o lançamento do livro Play & Pray, traduzido  para o inglês e espanhol e a distribuição em nível mundial do material, através da igreja.

Outro sonho citado durante o evento são os projetos de gamificação na educação básica. “Nós vamos fazer mais aulas, oferecer mais aulas oficinas e desenvolver uma metodologia para a ludoteca ser usada por professores da educação básica”, ressalta Allan. 

Além disso, existe ainda o sonho de criar franquias da Savepoint- Ludoteca nas escolas da rede adventista de educação. “Nós vamos criar um manual de franquias, uma metodologia de trabalho para que as escolas da educação adventista no Brasil possam reproduzir o modelo da Savepoint em suas instalações, nos seus colégios”, acrescenta Allan.

Veja mais