UNASP lança novo game “Quem Quer Ser UNASP”
O UNASP lançou em seu canal no YouTube o programa “Quem Quer Ser UNASP”, um game de perguntas e respostas interativo e dinâmico que oferece a possibilidade de os participantes ganharem a matrícula gratuita, descontos na mensalidade e até prêmios em dinheiro.
Texto: Caroline Belotto
Nesta segunda-feira (09), foi lançado no canal do UNASP no YouTube o programa “Quem Quer Ser UNASP”, um game de perguntas e respostas interativo e dinâmico que oferece a possibilidade de os participantes ganharem a matrícula gratuita, descontos na mensalidade e até prêmios em dinheiro. São 4 episódios com apresentação de Wesley Fonseca, músico e apresentador do programa Caixa de Música da TV Novo Tempo.
De acordo com Mayara Vieira, coordenadora de marketing e web do UNASP, a ideia do projeto é trazer conhecimento e cultura junto com o jogo e alinhar isso à competitividade a fim de atrair futuros alunos para conhecer a instituição. As divulgações foram feitas pelas redes sociais e os candidatos fizeram a sua inscrição pelo portal institucional. Foram mais de 3 mil inscritos e destes, 200 selecionados para a segunda etapa do processo e por fim 8 candidatos conseguiram ser classificados para vir até o UNASP conhecer o campus, participar da gravação e ainda concorrer a prêmios. Essa ação proporcionou a eles a oportunidade de conhecer a estrutura e experimentar um pouco da experiência de viver em uma instituição de ensino adventista que promove cultura e conhecimento. Alguns dos participantes nunca viajaram de avião e puderam vivenciar essa experiência também.
O participante Lucas Cardoso do Carmo veio de Manaquiri, no Amazonas, para com o sonho de estudar no UNASP. Lucas conta que precisou fazer 2 horas e meia de viagem de barco, viajou um trecho de carro até o aeroporto da capital para voar até Campinas, e por fim chegar em Engenheiro Coelho. Para ele, todo o esforço valeu a pena, já que além de ter conhecido o campus, com o jogo ele ganhou a matrícula e também um desconto de 20% na mensalidade. Ao pesquisar o curso de ciências contábeis no formato EAD, que não tem em sua cidade, Lucas encontrou o anúncio do Quem Quer Ser UNASP e se inscreveu. Não imaginava ser selecionado, mas ficou muito feliz com a oportunidade.
Todo semestre o setor comercial desenvolve estratégias para captação de novos alunos. Thiago Santos, diretor do setor comercial e de marketing do UNASP, explica que essa ideia nasceu da necessidade de atender essa demanda e de proporcionar aos candidatos a oportunidade de conhecer o colégio antes mesmo de se matricular. “Desde o princípio da ideia dentro do meu coração eu quis integrar os departamentos de comunicação instrucional e artístico. Sem dúvidas o comercial não teria condições de executar a ideia sozinho! A integração mostrou o potencial do UNASP neste nível de produção.”
Para que o programa acontecesse, foi necessário envolver vários setores, como a produtora da reitoria, a Fábrica Visual e toda a equipe do estúdio. Tuiu Costa, diretor de produções artísticas responsável pelo desenvolvimento do projeto, acredita que o propósito principal é a acessibilidade e comenta: “ o UNASP está abrindo as portas, mostrando para as pessoas que o sonho é possível. No momento em que a gente encontra com os participantes pela primeira vez, a gente já vê que valeu a pena todo o esforço, dá vontade de fazer mais vezes, porque é muito legal poder participar do sonho de uma pessoa”.
O diferencial desse projeto é a sua inovação, por trazer uma proposta diferente para dentro do contexto acadêmico. A programação é dividida em blocos, com clipes musicais da cantora Marcela Taís e do Vocal Livre, quadros humorísticos e traz um pouco da história de cada jogador. Isso faz com que os espectadores torçam pelos convidados e se envolvam em cada episódio. O diretor Thiago já adiantou: que já estão planejando a próxima edição.