Acontece no UNASP

UNASP Language Center promove o Summer Immersion para crianças

O evento contou com a participação de 30 crianças e diferentes aulas para as respectivas idades.

Texto: Natália Goes | Edição: Ana Clara Silveira

As férias são um momento importante para as crianças. Pensando nisso, o Language Center do UNASP campus Engenheiro Coelho promoveu o Summer Immersion – Adventures Into the Forest (Imersão de Verão – Aventuras na Floresta) entre os dias 15 e 19 de janeiro para 30 crianças com idades entre 4 e 10 anos. O programa é uma imersão de verão na língua e cultura inglesa por meio de aulas, brincadeiras e mensagens espirituais.

O coordenador do Language Center, Bruno Bastos, destaca os principais objetivos do evento: “trazer uma vivência única da Língua Inglesa para a realidade das famílias durante suas férias”. Ele acrescenta que “o evento foi pensado para que as crianças tivessem contato com Deus, amigos e famílias”. A programação, tradição do Language Center, teve uma pausa no tempo pandêmico, mas voltou a ser realizada em 2024 sob direção do coordenador Bruno Bastos e da professora Ester Klein.

Summer Immersion – Adventures Into the Forest

Durante a semana, a programação aconteceu das 9h às 16h30. As aulas para as crianças aconteceram no Colégio UNASP. O Summer Immersion contou com 3 classes: a Adventurers Yellow para crianças de 4 a 5 anos, a Adventurers Green com crianças de 6 a 7 anos e a Adventurers Red com crianças de 8 a 10 anos. Entre os temas das aulas, se destacaram o cooking class (aula de culinária), visita à Little Farm (Fazendinha), gincanas, music class (aula de música). “As aulas tinham buscavam criar uma rotina toda em inglês. Com atividades lúdicas, culto,  atividades pedagógicas, almoço, lanche, aproveitando cada momento para a experiência com a língua inglesa”, conta Ester. 

Além das aulas e atividades, as crianças ainda tiveram momentos especiais na mini semana de oração conduzida pela Giuliana Verano com mensagens abordando animais e suas curiosidades. “Por serem crianças de 4 a 10 anos, a mensagem foi a mais direta possível. Quis que o foco se concentrasse em duas coisas: aprender uma palavra nova a cada dia e a mensagem sobre Jesus, o Criador do Mundo”, afirma Giuliana. 

O evento terminou com um piquenique para todas as famílias, com a entrega de certificados e uma apresentação das crianças para os pais no auditório do prédio infantil da Igreja UNASP.

Certificação contribui para registrar aprendizado das crianças. Foto: AICOM.

Experiências durante o evento

Para Julio Nunes, pai da Julia Guimarães de 5 anos, sua filha mostrou um maior desenvolvimento durante e após o programa. “Ela gostou muito. Até achei que não iria querer ir no outro dia. Mas ela ficou muito animada para estar todos os dias. Hoje ela assiste desenhos em inglês, também ora em inglês. É muito legal”, comemora Julio.

Da mesma forma, Leilaini Holdorf, mãe da Sophie e Sarah, disse que notou a diferença nas filhas. “Minhas filhas amaram o Summer Immersion. Voltavam para casa cantando em inglês o tempo todo e nos contando tudo sobre as brincadeiras na natureza, os professores, os amiguinhos e as atividades em sala”, diz.

Pais contribuíram com a evolução das crianças. Foto: AICOM.

A professora Ester Klein relata que os pais a procuraram para dar um feedback. “Os responsáveis reportaram que de noite os filhos estavam falando frases, misturando inglês com português. Uma mãe me contou que a filhinha, a mais nova do programa, orou pedindo para aprender a falar inglês bem direitinho”, comenta. Ela destaca que esse era o efeito que os professores buscavam.

Percepção dos profissionais

Apesar da programação ser voltada para as crianças, a equipe organizadora e monitores também são beneficiados com o programa de imersão. “Ao contar histórias que vivi como missionária, recebo relatos das próprias crianças e de seus pais de que quando eles crescerem também serão missionários para o reino de Deus”, declara Giuliana Verano. 

Já para o monitor Igor Kettle, a imersão deu confiança para enfrentar a sala de aula como professor. “Foi uma ótima experiência, sendo que o apoio dos professores em geral foi chave para nos guiar como monitores no projeto do Summer Immersion. Já tive uma oportunidade ajudando na sala de aula, mas com ótimos professores pude ver o quão gratificante pode ser ensinar crianças a se comunicarem de maneira respeitosa e clara”, confessa Kettle.

Além dele, o coordenador Bruno Bastos relata que ficou contente em ver o desenvolvimento das crianças. “Na turminha que eu administrei, vi crianças que nunca tinham tido aula formal de Língua Inglesa responderem perguntas complexas. Foi bonito acompanhar o crescimento e a maturidade adquirida”, admite Bastos. 

Com tanto sucesso durante e após a programação, os pais pedem que o projeto continue. “O Summer Immersion deveria ser uma atividade fixa do calendário do UNASP para todas as idades. Ele pode ser o ponto de virada para muitas pessoas destravarem e deslanchar numa nova língua”, aponta Leilaini. O professor Bruno Bastos confirma a continuidade do projeto. “Esse evento marca um retorno para eventos futuros”, conclui Bruno.

A ideia é que o evento aconteça em todos os anos. Foto: AICOM.

Veja mais