UNASP marca presença no I Will Go 2025 e reforça compromisso com a missão adventista
Realizado no Chile, o evento incentivou o engajamento missionário e o serviço comunitário.
Texto: Victor Bernardo
O UNASP marcou presença no I Will Go 2025, realizado entre os dias 22 e 25 de outubro, na Universidade Adventista do Chile. O congresso internacional reuniu membros, líderes e instituições da Igreja Adventista do Sétimo Dia de diferentes partes do mundo. O objetivo foi fortalecer o engajamento com a missão e o serviço comunitário por meio de experiências, projetos e testemunhos que expressam o propósito missionário da igreja.

O pastor João Brito, pró-reitor de desenvolvimento espiritual do UNASP, explica que a instituição promoveu 13 viagens missionárias em 2025, com a participação de mais de 100 alunos. Segundo João, somando isso aos projetos de missão local, mais de 5 mil pessoas foram impactadas pelos projetos missionários. “O UNASP vive intensamente sua missão”, resume.
Representatividade e missão
A delegação do UNASP foi composta por uma equipe administrativa e membros do time de Expansão, que representaram a instituição em um estande especialmente preparado para o encontro. Durante os quatro dias de programação, o espaço recebeu visitantes de diversos países, interessados em conhecer o modelo educacional do UNASP e suas iniciativas que unem excelência acadêmica e compromisso espiritual.
A instituição apresentou projetos de impacto social, programas de voluntariado e iniciativas desenvolvidas nos três campi da instituição, destacando o papel do UNASP como um centro de formação integral que inspira estudantes a colocar a fé em ação. Entre esses projetos, o Núcleo de Missões foi um dos destaques, ilustrando como o centro universitário incentiva o envolvimento estudantil em atividades missionárias locais e internacionais.
Segundo o pastor João Brito, a presença da instituição no I Will Go 2025 foi uma oportunidade de testemunhar o enorme potencial dos jovens adventistas para cumprir a missão que Cristo nos deu: “Nossas universidades e juventude reúnem uma mão de obra singular para a missão. Nossos jovens são incentivados a sonhar com a missão e com o céu, aplicando seus conhecimentos para direcionar ações que beneficiarão o próximo”, afirmou.
Educar e servir
A programação do I Will Go 2025 contou com palestras, estandes, momentos de adoração, e atualizações sobre projetos missionários em andamento no mundo todo. Para o UNASP, o evento representou uma oportunidade de troca de experiências e fortalecimento de parcerias com outras instituições adventistas, ampliando a visão global da missão e da educação cristã.
Durante os encontros, líderes e estudantes compartilharam histórias de transformação pessoal e comunitária, destacando como o envolvimento em projetos missionários tem impactado realidades diversas. O UNASP apresentou relatos de iniciativas desenvolvidas em parceria com o Núcleo de Missões, que promove o engajamento de alunos em ações sociais, as Mission Trips e outros programas de voluntariado – experiências que refletem o lema institucional de “educar e servir”.
Entre as iniciativas, o pastor João destaca as missões em países desafiadores, como Egito, Japão, Uruguai, Albânia e Líbano. Ele também explica: “cada campus conta com uma Escola de Missões, que anualmente se dedica à formação de novos missionários.”
Um propósito global
Integrado ao plano estratégico mundial da Igreja Adventista, o I Will Go busca mobilizar seus membros para um testemunho ativo e relevante nas comunidades em que vivem. A participação do UNASP no congresso reforçou o compromisso da instituição com essa visão global, reafirmando seu papel como referência em educação, inovação e missão dentro e fora do país.
O evento também evidenciou a força da cooperação entre as instituições adventistas ao redor do mundo e a importância de criar espaços de diálogo, partilha e inspiração para o avanço da missão.
“É inspirador observar como nossas universidades da América do Sul estão se unindo para intensificar seus esforços na área missionária”, concluiu João Brito.