UNASP firma parceria acadêmica e cultural com universidade da Coreia do Sul
Acordo com a Sahmyook University amplia oportunidades internacionais para alunos e professores das duas instituições.
Texto: Victor Bernardo
O UNASP recebeu a visita institucional da Sahmyook University (SU), instituição adventista da Coreia do Sul, entre os dias 27 e 29 de outubro. A visita marcou o início de uma nova etapa de cooperação internacional, que incluiu a assinatura de um convênio acadêmico e cultural entre as duas universidades.

A delegação da Sahmyook contou com o Reitor da instituição, doutor Haejong Je, sua esposa Seunghee Cho e o diretor de assuntos estudantis, doutor Sungjin Chung. O UNASP os recebeu com o vice-reitor de desenvolvimento estudantil do UNASP, doutor Carlos Ferri, que representou o reitor, doutor Martin Kuhn, além do professor Lucas Azevedo, diretor de internacionalização e doutora Anna Ramos, chefe de gabinete da Reitoria.
Parceria que amplia horizontes
Durante três dias, o grupo coreano visitou os três campi do UNASP, conhecendo as estruturas e projetos acadêmicos da instituição. O convênio firmado prevê intercâmbio de estudantes e professores, cooperação em pesquisas conjuntas, revisão mútua de cursos, atividades missionárias compartilhadas e programas de imersão cultural e linguística, entre outras ações.

O documento assinado estabelece um Memorandum of Understanding (MOU) – memorando de entendimento. A parceria busca fortalecer a educação internacional, estimular a compreensão intercultural e aprofundar a missão cristã compartilhada pelas duas instituições adventistas.
Para o doutor Ferri, o convênio representa mais do que um acordo formal, é um marco no processo de internacionalização do UNASP. Segundo ele, é uma alegria receber uma instituição irmã que tem interesse em promover esse tipo de parceria.
“Nos sentimos honrados por terem vindo até nosso campus conhecer nossas estruturas. O UNASP preza por esse tipo de relacionamento e queremos estender cada vez mais. Essa é uma oportunidade de construir parcerias duradouras, seguras e que beneficiem tanto nosso corpo docente quanto discente”, completou.
Visita à Coreia do Sul
Durante a cerimônia de assinatura, o reitor da Sahmyook University, doutor Haejong Je, destacou o significado da cooperação em um mundo cada vez mais interligado.
“Estamos vivendo em uma era de superconectividade, com todo tipo de conexões acadêmicas e estudantis. Por ter diferentes conexões, temos um mundo maior”, declarou.
O líder coreano também destacou que a proximidade ampliará os horizontes das duas instituições, e anunciou planos para receber alunos e representantes do UNASP na Coreia do Sul, proporcionando experiências imersivas em uma cultura que ele descreveu como “dinâmica, energética e criativa”.
Cooperação com propósito
O acordo prevê que estudantes participantes dos programas de mobilidade acadêmica continuarão vinculados às suas instituições de origem, mantendo a matrícula regular, enquanto frequentam disciplinas e atividades na universidade parceira. Professores também poderão participar de intercâmbios de ensino e pesquisa, com apoio mútuo das duas instituições.
Além da dimensão acadêmica, o documento destaca o compromisso conjunto de promover a formação espiritual e o discipulado, e de organizar projetos missionários colaborativos entre Brasil e Coreia.
Ao final do encontro, os representantes das duas universidades expressaram o desejo de que este seja o primeiro de muitos passos conjuntos em direção a uma educação transformadora e sem fronteiras.
