Acontece no UNASP

UNASP participa pela primeira vez do Campeonato Nacional de tênis de mesa

É a primeira vez que a organização do campeonato transfere a competição para o sábado à noite.

Texto: Diogo Cruz | Edição: Ana Clara Silvera

O Campeonato Nacional de Tênis de Mesa de 2024 reuniu cerca de 1.300 atletas no Centro de Treinamento Paralímpico (CPB) entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março. Essa é a primeira vez em 10 anos que o Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, participa do torneio com 8 atletas representando a instituição.

Walter Quiaper é treinador da equipe do UNASP. Ele afirma que dentro da instituição há incentivo para a prática de esportes e isso motiva os alunos, o que reflete nas suas notas escolares também. O treinador salienta que o esporte ajuda no desenvolvimento dos alunos. “Todos os competidores têm média bimestral acima de oito”, afirma.

Segundo Quiaper, em novembro de 2024, a equipe de tênis de mesa da instituição completará 10 anos, por isso os membros ficaram felizes com a oportunidade de participar do evento. Anteriormente, os jogos aconteciam durante o sábado. Isso, contudo, impediria que o UNASP participasse por princípios religiosos. Este ano, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa decidiu mudar o horário para contemplar os sabatistas e respeitar a fé.

Experiência dos alunos do UNASP

Participar do campeonato foi muito importante para o desenvolvimento esportivo e psicológico dos alunos do UNASP. Enzo Favero é um dos atletas de tênis de mesa. Ele destaca que foi importante participar da competição, pois ele aprendeu a lidar com vitórias e derrotas. “Foi muito bom participar do campeonato, pois através dele aprendemos a melhorar nossas táticas no jogo”, conta. No último dia da competição, Enzo venceu um dos jogos por 3×1, mas depois foi eliminado ficando com o 9° lugar no Absoluto entre 121 inscritos na categoria. 

De acordo com o treinador Quiaper, essa é a primeira vez que acontece a transferência. Esta novidade representa uma vitória para a instituição e incentivo para a equipe para dedicar tempo aos treinos.

Veja mais