Acontece no UNASP

UNASP promove ações durante 10 Dias de Oração

Colaborados, alunos e comunidade foram envolvidos pelas iniciativas.

Texto: Redação

O Centro Universitário Adventista de São Paulo, o UNASP, promoveu ações diversas durante o projeto 10 Dias de Oração para colaboradores, alunos e comunidade dos três campi: São Paulo, Hortolândia e Engenheiro Coelho. Os eventos começaram em 22 de fevereiro e culminaram em 2 de março. Esse é um programa anualmente organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e incentiva a prática do diálogo e relacionamento com Deus.

10 Dias de Oração envolve crianças em projetos especiais.
10 Dias de Oração envolve crianças em projetos especiais.

Incentivo à oração

No UNASP campus São Paulo os 10 Dias de Oração teve como temática central encontrar descanso no Espírito mesmo em meio às lutas e tentações. Os encontros proporcionaram aos participantes uma verdadeira conexão entre os participantes.

O diretor de desenvolvimento espiritual, pastor Hedmur Carvalho, explica o objetivo e as expectativas deste evento. ” Estamos comprometidos em implementar uma cultura no campus que irradie a mensagem de que este é um ambiente em que cada aluno, pai e funcionário sentirá a presença e o cuidado de Deus”, reitera.

Durante a progamção, diversas ações foram realizadas em todo o campus para envolver os participantes em momentos de oração e reflexão. Sirenes foram tocadas em três horários distintos para unir servidores e alunos internos em oração. Além disso, cultos e momentos de oração com os professores foram organizados em diversos locais.

O capelão do ensino fundamental, pastor Nicholas Arruda, ressaltou a importância de manter as crianças próximas a Deus. Uma sala foi especialmente preparada com uma parede de recados e um mural em que os alunos escreveram seus pedidos de oração. Para as crianças menores, os professores ensinaram orações faladas. As ações com esses alunos foram finalizadas com uma jornada de oração junto com colaboradores do colégio.

“Os resultados da ação foram significativos. Notamos que algumas solicitações dos alunos refletem questões que os incomodam, e que talvez eles ainda não consigam expressar. Isso nos mostra o quanto as relações e os problemas da vida podem afetar esses alunos, independentemente da idade deles.” afirma Arruda.

O professor universitário Marcelo Reis encarou esses 10 Dias de Oração como momentos cruciais para o despertar pessoal e coletivo. Ele ressaltou a importância de buscar uma conexão espiritual mais profunda e se engajar em ações solidárias. “O conceito de ser remanescente também envolve estar atento às necessidades dos outros e ajudá-los a encontrar esperança em tempos difíceis”, pondera Marcelo.

O UNASP campus São Paulo insentivou a solidariedade e o cultivo de uma espiritualidade vibrante no campus universitário. Os 10 Dias de Oração não apenas fortaleceram os laços entre os participantes, mas também trouxeram uma inspiração para toda a comunidade acadêmica.

Compromisso coletivo

A unidade de Hortolândia do Colégio UNASP, dentro desses dez dias, buscou promover diferentes ações que estimulassem a comunhão e o relacionamento com Deus, dentro e fora de sala de aula. Para isso, foram criados espaços de oração para os estudantes, proporcionando momentos de reflexão e fortalecimento espiritual.

Durante o horário de entrada dos alunos na escola, foram realizados momentos de oração com os pais e responsáveis, chamados de “drive-thru de oração”. Em alguns momentos, os estudantes visitaram departamentos do campus para orar com funcionários. Para os colaboradores do UNASP campus Hortolândia, cultos de adoração, baseados no livro oficial dos 10 Dias de Oração, foram promovidos em todas as manhãs.

Além disso, foram realizados amigos de oração, tanto entre os próprios alunos, quanto entre os funcionários da instituição. Como forma de encerramento, os alunos do maternal ao quinto ano e seus professores soltaram balões de gás hélio que continham os pedidos anotados durante a semana.

Eduarda Boriczeski, aluna do Técnico em Enfermagem, explica que as ações realizadas fazem com que os alunos, sejam eles cristãos ou não, se aproximem ou desenvolvam seu relacionamento com Deus. Segundo ela, o sorteio do amigo de oração foi a atividade mais marcante da semana. “Orar por alguém e saber que tem alguém orando por mim e pelos meus projetos me dá um conforto enorme”, expõe.

Segundo o diretor de desenvolvimento espiritual do UNASP campus Hortolândia, pastor Patrick Ferreira, o objetivo das ações promovidas foi conduzir os jovens, colaboradores e familiares a construírem uma relação com Deus. “Um movimento como esse nos ajuda a colocar o foco naquilo que é essencial para o desenvolvimento humano, principalmente, na dimensão espiritual”, finaliza.

Mudança positiva

No UNASP campus Engenheiro Coelho, os 10 Dias de Oração contaram com a participação integral de funcionários e alunos. O pastor Danny Bravo, diretor de desenvolvimento espiritual do campus, diz que a programação contou com cultos pela manhã, mobilização na faculdade, meditações contextualizadas, cartazes para a divulgação dos temas e corrente de oração pastoral. 

Ainda segundo o pastor, o evento aponta três fatores importantes para o crescimento espiritual. “Esse projeto proporciona unidade com um projeto da igreja internacional, ênfase na oração e busca pela comunhão, ou seja, um direcionamento de prioridades que pode se sustentar ao longo do ano, além da presença de Deus na vida de cada um”, ressalta. 

Durante o evento, a colaboradora Silvia Araújo relatou que os momentos de programação para funcionários nos 10 Dias de Oração foram transformadores em sua vida. “Tem sido uma experiência incrível. Já tenho uma rotina de oração com Deus, mas ter uma oportunidade no meu trabalho de estar todos os dias intensificando essas orações, tem sido maravilhoso”, relatou.

A estudante do 9° ano da escola básica, Laís Oliveira, conta que durante os 10 Dias de Oração os alunos foram incentivados a participar ativamente da programação. “Estou achando muito legal. Os professores incentivam bastante a nossa participação e temos momentos bem legais em que podemos orar pelos professores e amigos também”, relata a estudante.

Veja mais