UNASP promove ações em todo o setembro amarelo e incentiva autocuidado
Projeto “Viva a Vida” foi desenvolvido pelo setor de Comunicação e Marketing do UNASP Engenheiro Coelho.
Texto: Bruna Moledo | Edição: Theillyson Lima
O UNASP promoveu no setembro amarelo a campanha “Viva a Vida”, que teve como objetivo incentivar o autocuidado entre funcionários e alunos. Pensada e desenvolvida pela AICOM, setor de Comunicação e Marketing do UNASP Engenheiro Coelho, a iniciativa ocorre todos os anos, e busca gerar reflexão. Durante todo o mês, atividades em andamento puderam ser encontradas pelo campus, todas elas visando o bem-estar individual e coletivo.
Conhecido como setembro amarelo, nesse período do ano inúmeras ações relacionadas à saúde mental e à prevenção ao suicídio são realizadas por todo Brasil.
O projeto
Eduardo Garcia é diretor de criação na Agência Publicitária da AICOM, e teve parte ativa na concepção da iniciativa. Segundo ele, “o público dessa campanha também está aqui, e o UNASP se preocupa com isso”, confirma. O objetivo era impactar todos aqueles que lidam com problemas emocionais no dia a dia, assim como aqueles que convivem com pessoas que possuem essa característica.
“Para a ideia desse ano, seguimos um título que já tínhamos, o “Viva a Vida”, mas com um foco novo. As ações foram pensadas no autocuidado, cada semana com uma proposta diferente”, explica.
Na primeira semana o alvo foi a contextualização, “trouxemos curiosidades razoáveis sobre depressão, ansiedade e estresse. E sempre encaminhando para profissionais. Por mais que o assunto seja recorrente, muita gente ainda não conhece os sintomas ou não passa por isso, mas pode ser que tenha um amigo que passe”, afirma.
As ações da segunda semana foram mais voltadas no que fazer, “ e na terceira semana começamos a dar dicas práticas de como a gente pode aliviar um pouco essas tensões emocionais. E eu repito, a gente sempre encaminha para um profissional”, assegura ele.
Quem também participou da direção do projeto foi Kamilla Doneda, supervisora de marketing da Agência. Ela elucida que a cada ano a campanha é aprimorada, “então sentimos que todo ano ela evolui um pouco mais em relação à resultados. Como esse ano o objetivo era falar sobre autocuidado, as propostas de ações visavam trazer esse senso de que se cuidar faz a gente gostar mais da vida.”
Na última semana do mês, foram realizadas uma feira de saúde e um luau, com o propósito de reassegurar todas as reflexões que foram geradas ao longo do mês. Para Kamilla, os eventos finais serviram para coroar o mês de um jeito satisfatório, “e essa campanha foi a que mais tivemos resultados “imediatos”, pessoas que no momento das ações foram afetadas de uma forma positiva”, completa.
O impacto
Para o estudante de Psicologia, Álan Brito, a iniciativa tem grande importância. O aluno participou da ação “Eu vejo”, que consistia em cabines amarelas equipadas de um espelho e espalhadas pelo campus. O indivíduo participante era instruído a olhar seu reflexo e escrever em um papel, características boas que via em si mesmo. Ao mesmo tempo, um voluntário escondido na cabine redigia em um bilhete todas as qualidades que enxergava no participante. No final, o bilhete era entregue à pessoa, e o segredo de que alguém a observava por detrás do espelho, revelado.
A iniciativa buscava mostrar que todos possuem características louváveis. Para Álan, o sentimento foi de carinho e afeto. “Me senti extremamente bem e amado. Tenho certeza que impactou muita gente, inclusive à mim”, declara. Além disso, para ele o projeto não precisaria ter um fim, “acho que deveria ser algo contínuo, as pessoas não costumam ouvir essas coisas, e elas precisam”, alega.
No entanto, os estudantes não foram os únicos afetados pelas ações de setembro amarelo. Por todo o campus, colaboradores também foram incluídos nos eventos de celebração à vida. Suzete Ferreira é engenheira civil e participou de um ensaio fotográfico realizado com os funcionários do UNASP. A sessão tinha como objetivo o aumento da autoestima dos trabalhadores.
“Me senti importante, o ambiente preparado deixou essa impressão quando eu sentei na poltrona”, diz Suzete. Em sua visão, o projeto teve grande impacto na vida de muitos, e é importante que seja realizado para “a pessoa se valorizar mais e se sentir poderosa com o resultado final”, confessa.
Algumas das ações realizadas
Diversas ações foram realizadas neste setembro amarelo, como:
- Eu vejo (citada no texto);
- Cartazes musicais (cartazes com frases relacionadas ao tema e QR codes que direcionavam à músicas, espalhados pelo campus);
- Músicas nos residenciais;
- Spa day;
- Ensaio fotográfico com os colaboradores;
- Feira de saúde;
- UNASP Run (um circuito de corrida para alunos e funcionários);
- almoço Viva a Vida! (um almoço especial focado em alimentos que ajudam no tratamento de doenças físicas, mentais e emocionais);
- Pequenas alegrias (cartas feitas pelas crianças da Escola Básica do UNASP, e entregues à todos);
- Adoce seu dia (distribuição de chocolates e cartões);
- Luau Viva a Vida! (encerramento do projeto).
A mudança causada pelas ações não é imediata, mas tem grande poder de impacto ao longo do tempo, através do incentivo à reflexão e à conscientização.