Acontece no UNASP

UNASP promove evento de capacitação aos administradores da Educação Básica

O programa incentiva a troca de experiências para fortalecer a união e preparar os líderes pedagógicos.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia sediou a segunda edição do evento anual de capacitação dos administradores da Educação Básica tricampi na última quarta-feira (10). A programação reuniu os diretores-gerais e acadêmicos, coordenadores, orientadores, capelães e secretários a fim de planejar e desenvolver tanto os projetos de 2024, quanto métodos mais adequados de trabalho.

O início do encontro contou com uma mensagem musical realizada pelo grupo Novo Canto e um momento devocional proporcionado pelo líder da Educação Adventista para a região sudoeste do estado de São Paulo, Renato Fermiano. Além disso, o evento foi marcado por palestras ministradas por profissionais qualificados, como psicólogos e psicanalistas.

A relevância do evento para o ano letivo

Ao longo do dia, os administradores tiveram a oportunidade de compreender melhor os princípios e filosofia da instituição, além de desenvolver tecnicamente o trabalho de cada um. Autoconhecimento, gamificação, inclusão e adaptação de materiais didáticos, e o livro “Educação”, escrito por Ellen White, foram apenas alguns dos temas abordados.

O principal objetivo da capacitação de administradores da Escola Básica é fazer com que as três unidades do Colégio UNASP sejam conectadas e unidas nos projetos pedagógicos, espirituais e acadêmicos. “Encontros como esse são uma oportunidade de trocar experiências de forma que enriqueça as equipes administrativas e o currículo pedagógico de nossas escolas”, informa o vice-reitor da Educação Básica do UNASP e diretor-geral do UNASP campus Hortolândia, Henrique Romaneli.

Palestrante
Palestra sobre Feedback e Burnout, por Carolina Barbosa. Foto: Eduarda Melo

A diretora-geral do Colégio UNASP, unidade São Paulo, Edna Teles, explica que esse encontro é importante para o alinhamento e organização de ideias entre as unidades, planejamento do ano letivo e para o desenvolvimento do trabalho em equipe.

Vilma Andrade, diretora-geral do Colégio UNASP, unidade Hortolândia, acredita que, primeiramente, o evento fortalece os vínculos de amizade entre os colégios. Além disso, reforça o comprometimento com a excelência e assertividade nas atividades realizadas durante o ano.

As experiências

Para Gustavo Kinderman, capelão do Colégio UNASP, unidade Hortolândia, essa programação faz com que os administradores estejam ainda mais preparados para receber os professores e, mais adiante, os alunos. “Esses momentos espirituais, dinâmicos e de aprendizagem fazem com que nós fiquemos mais unidos e desenvolvidos”, conclui.

O diretor acadêmico do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio UNASP, unidade Hortolândia, Eduardo Neto, comenta que o objetivo da capacitação é unificar ainda mais as unidades do Colégio UNASP, a fim de que todos trabalhem com as mesmas ideias e missões. Além disso, relata que sua experiência no evento foi bem fluida e natural. “Não foi só sentar e ouvir palestras, realmente colocamos a mão na massa e esse foi o diferencial”, acrescenta.

Segundo Jonathan Bispo, capelão da Escola Básica do Colégio UNASP, unidade Engenheiro Coelho, começar o ano com um evento de formação espiritual e capacitação pedagógica fortalece a melhor versão do profissional e os ensinamentos que serão transmitidos no ambiente educacional. “Para mim, a experiência é muito positiva. Os temas abordados fazem com que nós tenhamos uma visão equilibrada do que é cumprir a missão dentro da escola”, explica.

Veja mais