Acontece no UNASP

UNASP promove fim de semana voltado à retomada histórica da instituição e da Igreja Adventista

O evento abordou o centenário das formaturas no UNASP e o papel do ministério de Ellen White para a Educação Adventista e para a edificação da Igreja.

Texto: Melissa Maciel | Edição: Theillyson Lima

O Centro White Brasil, com sede no UNASP, foi responsável pela programação espiritual do fim de semana de 4 e 5 de novembro. A programação envolveu mensagens sobre a história do UNASP e também sobre a relevância do ministério profético de Ellen White para a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Além disso, no hall da igreja foi organizada uma exposição de elementos referentes à história da instituição e da vida de Ellen White e família.

Diretor do Centro White fez sermão sobre a história do UNASP.

No culto de sexta, o diretor do Centro White, pastor Renato Stencel, fez a retomada histórica da trajetória desta instituição de ensino e dos cem anos das formaturas no UNASP. Além de que salientou a contribuição dos escritos de Ellen White para o desenvolvimento da Educação Adventista.

No sábado, porém, o sermão foi por conta do diretor do White Estate na Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia (AG), pastor Merlin Burt, em parceria com o pastor Alberto Timm, diretor Associado do Instituto Bíblico de Pesquisas da AG. A mensagem ressaltou o papel do ministério profético de Ellen White para a história e construção da Igreja Adventista do Sétimo Dia, assim como a relação de seus escritos com o estudo da Bíblia.

A importância de relembrar nossa história 

Sobre a relevância de revisitar a história do colégio e da própria igreja, o pastor Renato Stencel salientou como a própria Bíblia nos desafia a estudar a história e a fé de nossos antepassados. 

“Quando nós estudamos a história dos nossos pioneiros, somos desafiados a ter o mesmo espírito, o mesmo ímpeto, a mesma fé, disposição, a mesma motivação de fazer a obra de Deus, porque eles foram homens e mulheres que deram tudo o que tinham por amor à pregação do evangelho”, enfatizou.

De acordo com o pastor, se essas histórias não forem passadas de geração em geração, não se terá a mesma disposição para cumprir a obra de Cristo. “As mesmas bênçãos que Deus concedeu aos nossos antepassados, estão à nossa disposição hoje e nós podemos usufruir dessas bênção para completar a obra de Deus até que Jesus Cristo volte”, concluiu.

O espírito de profecia na trajetória da Igreja Adventista 

Em sua explanação, o pastor Merlin Burt, expôs sobre a função dos escritos de Ellen White, sua relação com a Bíblia e sobre a veracidade do ministério da profetisa.  O pastor explicou que há três principais fundadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Joseph Bates, Thiago White e Ellen White. “Mas Ellen White teve um papel especial, porque Deus a deu visões e sonhos e enquanto os outros estavam envolvidos com o desenvolvimento de doutrinas, as visões que Deus deu a ela, conectaram as pessoas a Deus por meio dessas doutrinas”, salientou.

Merlin Burt enfatizou como a voz da profetisa era de compromisso com a Palavra de Deus e também “foi uma mensagem muito poderosa que alcançou corações e os incentivou a dizer ‘eu vou seguir a Deus, eu vou escutar à Sua palavra, eu não só vou acreditar, mas vou vivê-la.’ ” 

Segundo ele, é essa característica do dom profético que o tornou muito poderoso nos momentos iniciais de desenvolvimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia e que continua a impactar corações ao longo da história.

Experiência inspiradora

A estudante de Psicologia, Lívia Lima, expôs como a programação a proporcionou uma experiência diferente. “Eu achei de suma importância e muito interessante, fiquei impressionada com os detalhes apresentados, os quais eu desconhecia. Amei relembrar como Deus tem conduzido seu povo e sua obra até os tempos atuais, além de que me motivou a estudar cada vez mais o espírito de profecia”, observou.

Já Cleiton Ribeiro, estudante do curso de Letras, considerou muito importante relembrar as origens da instituição em que estuda, da denominação a que pertence e do papel do espírito de profecia nesse processo. “Eu acredito que os escritos de Ellen White contribuíram muito para que a gente se tornasse o que é hoje, não apenas como igreja, mas como instituição de ensino”, expressou.

Além disso, Cleiton apontou que achou muito relevante relembrar um dos principais propósitos das nossas instituições de ensino: “a nossa instituição, o UNASP, só existe em razão de Deus ter enviado sua serva para dar essa mensagem quanto a questão de construir escolas para a formação de missionários.”

Durante o fim de semana, as programações salientaram a importância de relembrar a história e as origens da entidade, de maneira a resgatar a identidade e o propósito da Igreja e das instituições adventistas de ensino, ou seja, a missão de cumprir a obra de Deus.

Equipe do Centro White Brasil.
Equipe do Centro White Brasil com o pastor Merlin Burt. Foto: Vinicius Santos

Veja mais