UNASP promove IV Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Inovação
O evento reuniu pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Peru e México para discutir inovação tecnológica e formação de professores no século XXI.
Texto: Danilo Almeida e Giulia Cei | Edição: Gabrielle Ramos
O UNASP campus Engenheiro Coelho realizou o IV Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Inovação ontem, 23 de outubro. O encontro, realizado durante a manhã em formato híbrido, reuniu cerca de 70 pesquisadores, docentes e estudantes de diversos países para falar sobre o tema “Professores e Gestores: desafios e possibilidades”.

A abertura do evento foi conduzida pelos estudantes do segundo ano do Ensino Médio do Colégio UNASP unidade Engenheiro Coelho. Durante fala, eles explicaram que o tema deste ano busca discutir como a inovação tecnológica pode ajudar a transformar o ensino ao deixar a aprendizagem cada vez mais inclusiva, colaborativa e criativa.
Um espaço de diálogo e reflexão acadêmica
Idealizado pelo Mestrado Profissional em Educação do UNASP, o seminário tem como propósito promover o diálogo interdisciplinar entre educação, tecnologia e inovação. Desta forma, incentivar a construção de práticas pedagógicas que unam rigor científico, compromisso social e propósito cristão, além de estimular professores e gestores a repensarem o papel da tecnologia na formação de cidadãos críticos e criativos.
De acordo com a coordenação do evento, a iniciativa representa uma oportunidade ímpar de atualização científica e ampliação de redes de pesquisa, especialmente para alunos do Mestrado em Educação.
Educomunicação e protagonismo estudantil
Um dos diferenciais desta edição é a participação educomunicativa dos estudantes do segundo ano do Ensino Médio, em parceria com a Agência de Comunicação e Marketing (AICOM) da instituição, sob supervisão da professora Lilian Ritter, docente de Língua Portuguesa do Colégio UNASP.
Durante os momentos, os alunos foram responsáveis por acolher os congressistas, mediar as palestras, realizar a cobertura jornalística e entrevistas, atualizações nas redes sociais e fotografia. A proposta integrou teoria e prática ao incentivar os estudantes a vivenciarem a comunicação como ferramenta de engajamento educacional e social.
A professora Lilian Ritter destaca o impacto positivo desta iniciativa na formação dos estudantes. “Acredito que essa tenha sido uma grande oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para os alunos, porque eles participaram ativamente do evento, acompanhando as palestras e os ensinamentos dados ali”, afirma.
Isso proporcionou aos alunos protagonismo e envolvimento que ultrapassou os limites da sala de aula. A estudante Maria Beatriz explica que desenvolveu uma nova habilidade. “Uma experiência que vou levar pra vida, e essas experiências vão fazer parte dos meus objetivos”, compartilha.
Em fala durante a programação, a coordenadora do Mestrado Profissional em Educação, Silvia Quadros, destacou a importância de valorizar o protagonismo juvenil na comunicação educativa. Segundo ela, os estudantes devem ser agentes ativos na construção do saber.
Ao lado dela, a professora Stella de Mello, uma das organizadoras da programação, ressaltou o cuidado na escolha dos temas e convidados. “Pensamos em cada detalhe para que os alunos se sentissem parte do processo e não apenas espectadores”, explica.
Como parte desse reconhecimento, Stella convidou os alunos a subirem ao palco para serem recebidos com uma salva de palmas do público presente.
Palestrantes internacionais e perspectivas inovadoras
A programação do IV Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Inovação contou com a presença de palestrantes de quatro países, que compartilham experiências e pesquisas sobre temas emergentes na interface entre tecnologia, ética e educação.
O professor e doutor Sung K. Kwon, da Andrews University, localizada nos Estados Unidos, abriu o ciclo de palestras ao falar sobre como a fé cristã pode inspirar soluções criativas e compassivas para os desafios do mundo contemporâneo. “Inovação é diálogo e não monólogo”, destaca o palestrante ao afirmar que o verdadeiro avanço acontece quando há escuta, troca e construção coletiva.
A segunda conferência foi conduzida pela professora e doutora Nélida Gladys Maquera Sosa, pesquisadora da Universidade Peruana União. Em sua fala, a palestrante ressalta a importância de alinhar tecnologia, ciência e valores humanos. Para isso, mostra o modelo da Quíntupla Hélice como ferramenta de articulação entre universidade, governo, empresa, sociedade e meio ambiente.
Para encerrar o bloco de palestras internacionais, o professor e doutor José Luis Girarte, da Universidade de Montemorelos, do México, abordou os desafios e oportunidades do uso da inteligência artificial no contexto educacional. Para isso, discutiu como as novas tecnologias podem potencializar o aprendizado sem comprometer os princípios éticos e a integridade acadêmica.
Produção acadêmica no seminário
Além das conferências internacionais, o evento também valorizou a produção científica interna. Alunos das Licenciaturas e do Mestrado em Educação do UNASP apresentaram trabalhos que dialogaram com o tema central do seminário.

Entre os destaques estão “Imagem docente nas redes sociais”, desenvolvido pelos alunos de Letras, Luís Ribeiro e Ruth Ferreira , além de “Menos muros e mais pontes: o PIBID do UNASP e a comunidade escolar”, conduzido pela doutora Ellen Stencel e os estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
O encerramento do seminário também foi realizado pelos alunos do Ensino Médio, que destacaram as contribuições do evento para o fortalecimento da pesquisa e da prática docente. A edição de 2025 reafirma o compromisso do UNASP em promover o diálogo entre fé e ciência e inspirou professores e gestores a enxergarem a inovação como um caminho para o desenvolvimento integral do ser humano.