Vida no Campus

UNASP promove retiro espiritual com o tema “Meu Alvo é Cristo”

2ª edição do UNASP Camp promoveu reflexões sobre a vida espiritual.

Texto: Kesia Grigoletto | Edição: Victor Bernardo

O UNASP campus Engenheiro Coelho promoveu um retiro espiritual para os alunos do internato entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. Os estudantes tiveram a oportunidade de experienciar momentos repletos de reflexões  e em que puderam se aproximar de Deus. “O retiro foi muito importante para perceber meu estado e renovar minha confiança em Deus e meu compromisso com Ele”, relata Emanuel Ruiz, estudante do 3° período de psicologia.

Grupo Luz e Rimas se apresenta no retiro espiritual. Foto: Reprodução

Objetivos do retiro

O objetivo do retiro é distanciar os alunos da festa de carnaval e promover momentos espirituais que gerem reflexões e experiências dentro de um ambiente mais tranquilo e saudável. O maior objetivo é destacar a importância de Deus para a vida do estudante com recreações saudáveis, e sem a necessidade de aparelhos eletrônicos. 

“A intenção da pastoral juntamente com a direção interna em promover o retiro é aproximar Deus da vida dos nossos alunos em todos os aspetos. Em todas as atividades sociais e recreativas, nos ambientes de lazer, o nosso maior objetivo era apresentar Jesus como o principal alvo das nossas vidas”, relata o pastor Sérgio Klein, responsável pela pastoral do internato. 

O retiro também é importante para integrar alunos novatos e veteranos. Os alunos foram divididos em equipes, o que envolveu uma atmosfera de socialização, cooperação e além de tudo, proporcionou momentos para novas amizades.

 “O retiro é importante porque além de proporcionar essa conexão com Deus mais intensa durante três ou quatro dias, a integração entre os alunos que estão chegando e os que já estão aqui, acontece de maneira mais efetiva e isso faz uma diferença tremenda para as próximas atividades que serão realizadas durante o ano”, conta o professor Donato Júnior, diretor interno. 

A programação 

As atividades diárias começavam às 06h30 da manhã, no amanhecer com Deus. Logo depois, os alunos tinham o café da manhã e, em seguida, um culto, para depois realizarem os desafios da gincana. A parte musical foi responsabilidade do grupo “Luz e Rimas”, e a capelania ficou à cargo do pastor João Brito, pró-reitor espiritual do UNASP. 

A programação de sábado à tarde foi ainda mais especial, porque os alunos puderam servir a comunidade do bairro Universitário, pintando uma creche e cultivando uma horta. Após o pôr do sol, os acampantes tiveram um jantar temático de esportes com comidas especiais e um desfile de roupas temáticas de esportes.

O domingo já foi cheio de dinâmicas e brincadeiras em equipe. A segunda-feira começou bem cedo com uma caminhada na trilha para o momento com Deus, em que os alunos puderam se conectar com a natureza e com o Criador de maneira mais profunda. Após esse momento, eles seguiram para um almoço de encerramento, e na parte da tarde para um leilão, quando puderam trocar suas pontuações por prêmios. 

Veja mais