Acontece no UNASP

UNASP realiza 1ª mostra de experiências inclusivas na Educação

O evento, organizado pelo curso do Mestrado Profissional em Educação, foi realizado com o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre a importância da inclusão.

Texto: Cristina Lévano | Edição: Ana Clara Silveira

Com o objetivo de promover o debate e sensibilizar sobre a inclusão, o curso de Mestrado Profissional em Educação do UNASP realizou a 1ª mostra de experiências inclusivas na educação” em Engenheiro Coelho. O evento contou com uma série de fotografias, cada uma delas representando o olhar dos mestrandos sobre a inclusão. 

“Nós dividimos a classe em duplas e os próprios alunos fizeram propostas de temas que eles gostariam de estudar sobre inclusão, então eles escolheram os temas que se identificavam e se aprofundaram. Esse foi o trabalho apresentado hoje através das mostras fotográficas”, explicou a coordenadora do curso de mestrado, Silvia Quadros.

Através das imagens, os visitantes puderam explorar diferentes perspectivas sobre a inclusão na educação. Além disso, as exposições foram projetadas com a acessibilidade em mente, incluindo textos em Braile e códigos QR para que pessoas com deficiência visual pudessem participar plenamente.

Além das mostras fotográficas, o evento contou com a presença da pedagoga, jornalista, escritora, e pós-graduada em educação especial com ênfase na deficiência visual, surdez e surdo-cegueira, Júlia Santos. Através da sua palestra, ela trouxe uma perspectiva valiosa sobre inclusão fazendo um chamado aos educadores para se focar no estudante, como pessoa em si.

A professora explica que quando se entra num contexto da educação, muitos pontos interferem. “Surge uma série de conteúdo e cobrança dos pais, cobrança da escola, porque a gente esquece das pessoas e os alunos se transformam em ‘alexas’, que você faz uma pergunta e eles respondem, mas não raciocinam. Então nós precisamos parar, respirar, pensar e se voltar para a pessoa. Isso não é humanismo barato, isso é realidade, porque Jesus mesmo fez isso”, fortalece.

Para Samuel Aleixo, aluno de pedagogia que assistiu a palestra e a mostra, esse evento é importante pois “como educadores, todos estão constantemente lidando com pessoas que têm diferentes necessidades. Nesse caso, o professor deve ser o pedagogo e profissional, que está constantemente dominando técnicas, metodologias, conhecimentos, que possa facilitar a aprendizagem de todas as pessoas, inclusive aquelas sem deficiência”.

Sobre a disciplina 

Esta mostra é resultado da conclusão de um trabalho inovador e dedicado da disciplina “Escola, sociedade e inclusão,” ministrada pelas professoras e doutoras Betania Stange Lopes, Cristina Zukovski e Silvia Quadros. O evento foi preparado e planejado por aproximadamente seis meses. 

A metodologia da problematização foi adotada na disciplina, e os estudantes passaram por todos os processos dessa metodologia a partir de temas ligados à inclusão. Da mesma forma, a coordenadora do curso, Silvia Quadros conta que “dentro da disciplina, os alunos tiveram palestras com pessoas ligadas à área jurídica, pessoas que têm necessidades especiais de educação e profissionais que trabalham na área. Foi uma disciplina muito rica em termos de conteúdo e reflexão”.

Além disso, os alunos do mestrado mostraram sua alegria e satisfação ao terminar a disciplina e destacaram a importância de eventos como a mostra para divulgar informações atualizadas sobre educação e sensibilizar a comunidade sobre a inclusão. 

“A educação é uma área que se renova constantemente, e eventos como esse permitem que as pessoas conheçam o trabalho que o UNASP está fazendo e estejam atualizadas sobre as tendências educacionais,” afirma a professora e aluna de Mestrado Profissional de Educação, Jessica Bastos.

Para o futuro da disciplina, se espera criar um e-book que reúna textos relacionados aos temas abordados no encontro. Essa iniciativa visa ampliar o alcance das discussões e promover ainda mais a conscientização sobre a importância da inclusão na educação.

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