Impacto Social

UNASP realiza campanha de doação de sangue

A ação envolveu alunos, funcionários e membros da comunidade do campus.

Texto: Luiza Strapassan | Edição: Theillyson Lima

O UNASP campus Engenheiro Coelho promoveu uma campanha de doação de sangue em parceria com o hemocentro da UNICAMP. A coleta ocorreu na quarta-feira (18) e teve participação de mais de 100 pessoas, incluindo alunos e funcionários da instituição.

A ação já ocorre há alguns anos, mas envolve algumas etapas. Ao chegar, o voluntário é encaminhado para uma triagem inicial, na qual serão requisitados dados gerais sobre sua saúde, em seguida ocorre uma entrevista individual para colher informações privadas, para então ser encaminhado para a doação de fato.

Segundo Kelly Costa, enfermeira do campus e organizadora da campanha há quase 16 anos, a ação tem o objetivo de facilitar o acesso e a oportunidade de doação para quem tem interesse em ajudar ao próximo. “Como estamos em uma região rural, viabilizamos para que esses alunos e até funcionários, que às vezes não tem como ir ao local para fazer a doação, tirem um dia para isso e tenham essa oportunidade”, enfatiza.

O projeto viabiliza a doação por parte de alunos internos e funcionários. Foto: Luiza Strapassan

Requisitos para a doação

Gustavo Letsch, médico e auxiliar na campanha, explica que todos podem ser doadores, mas existem alguns requisitos básicos. “O doador precisa ser maior de idade, pesar no mínimo 50kg, não estar em jejum e estar descansado. Além disso, existem outras formalidades que serão revisadas durante a entrevista individual”, resume.

Uma bolsa de sangue pode ser utilizada para transfusão em pacientes de cirurgias complexas, doenças crônicas e acidentes graves. “Você pode ajudar cerca de 4 a 5 vidas com a sua contribuição”, enfatiza Kelly.

Seja um doador

João Pedro, aluno de Teologia, conta que não sabia como poderia ser um doador, mas através de um cartaz de divulgação ele pode se informar e participar pela primeira vez. “Sempre tive bastante vontade de poder ajudar as pessoas, em especial àqueles que precisam de uma doação. Então eu perguntei para alguns amigos que já tinham doado alguma vez, e graças a Deus eu pude estar aqui hoje”, relata.

Para Isabelle Matos, aluna de Arquitetura, que já participou da ação anteriormente, conta que sente uma sensação recompensadora ao doar. “Eu me sinto muito feliz sabendo que eu posso ajudar alguém através da minha doação”, afirma.

Veja mais