UNASP reúne professores e alunos no III Encontro PIBID
O evento teve como objetivo valorizar os trabalhos desenvolvidos e parabenizar os profissionais que se dedicaram ao programa
Texto: Mahynara Souza | Edição: Ana Clara Silveira
Neste domingo (27) se encerraram as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Professores e alunos se reuniram virtualmente para debater as produções acadêmicas que foram desenvolvidos durante os 18 meses de programa. Com palestras, apresentações dos projetos e relatos, o programa envolveu docentes da área de Pedagogia, Música, Letras, Biologia e Educação Física dos três campi.
Avaliado com nota mil pela CAPES, o vice-reitor do UNASP campus Hortolândia, doutor Afonso Cardoso expressou a satisfação pela avaliação e parabenizou os envolvidos. Em suas palavras concluiu que a nota “colocou o UNASP no pódio”, uma avaliação além da média.
Com intuito de inserir os alunos à docência, o programa oportuniza aqueles que buscam experiências além da sala de aula. A aluna do 5º semestre de Letras Jade Lacerda é bolsista do PIBID e relatou sua experiência com o programa: “Eu estava muito perdida no início da graduação e o PIBID foi muito essencial para o meu crescimento como aprendiz e como futura professora”. Ela ainda acrescenta que “por meio do programa, teve o dia mais feliz da vida quando deu aula pela primeira vez”.
Experiências dos alunos
Durante o projeto, os estudantes desenvolveram podcasts, jogos, livros, resumos expandidos, blogs e outros conteúdos. Esse foi o caso da aluna do PIBID Priscila Bento, que emocionou os participantes do encontro ao contar a história de um dos alunos, participante do projeto de reforço escolar da escola “Viva Mais”.
O aluno apresentou dificuldades na aprendizagem e, devido a gagueira, não conseguia ler assertivamente. O nervosismo foi outro aspecto que precisou de dedicação de Priscila. Ela o ensinou técnicas, como “respirar fundo, contar até dez, levantar da cadeira e mexer os braços antes de começar a aula”. O aluno expressou: “Eu nunca vou me esquecer que você me ensinou a controlar minha ansiedade”.
Posicionamento dos professores PIBID
A doutora e professora do UNASP, Stella de Mello, conta que “depois que participam do PIBID, os alunos do UNASP são exponencialmente mais produtivos, criativos e engajados na profissão da docência do que aqueles que não tiveram a mesma oportunidade ou que não decidiram participar”.
Quanto aos professores coordenadores de área, suas experiências são enriquecedoras, como define a professora e coordenadora de área da Pedagogia Diane Eire. “O PIBID é o melhor laboratório de imersão total que nos proporcionou um intercâmbio valiosíssimo entre Ensino Superior e escola de Educação Básica. Carregamos uma “mala” de experiências como bagagem que curso nenhum oportunizaria”, declara.
A partir das experiências conquistadas durante o projeto será lançado em maio o livro “Em busca da cidadania da educação básica a formação de professores”. A ideia é que mais alunos e professores contribuam para o próximo encontro PIBID.